terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DINHEIRO, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?


Um dos grandes problemas da atualidade na vida cotidiana das famílias é a administração financeira. Sua família tem problemas com endividamento, com contas atrasadas e com necessidades financeiras?

A Bíblia diz que “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (1Tm 1:10). Por que será que nenhuma sociedade escapa dos grandes males criados pelo sucesso?  A pessoa escravizada pela preocupação com o dinheiro que acaba caindo em redes de dívidas e quanto mais tenta sair mais se vê enrolada em, endividamentos e pressões. Não podemos desconsiderar que o dinheiro é bom, mas a forma como você encara as compras, e a falta de domínio em administrar o seu dinheiro pode transformá-lo em algo ruim, em uma maldição capaz de tirar a paz, o sono e até mesmo a própria vida de uma pessoa.

Queremos entender melhor o que a Bíblia tem para nos dizer a respeito desta tão útil e perigosa ferramenta para fazer o bem como o mal.

A Bênção do Dinheiro

Quando Deus criou a humanidade, a abençoou e deu a ela o privilégio de dominar, mas sempre como mordomo do Senhor (Gn 1:28). Após a queda pelo pecado, o desejo pelo domínio cresceu e rapidamente a humanidade se esqueceu da responsabilidade de usar as coisas materiais para a glória de Deus e para o bem de todos.

Quando Jesus ensinou que é mais abençoado dar do que receber (Atos 20.35), fica sem dizer que é necessário receber primeiro para poder dar. A fonte de tudo que recebemos é Deus. Sua generosidade se manifesta todo dia em que Ele providencia as condições para produzir produtos de toda espécie para manter a vida, além de tudo que seja útil para manter a proteção e conforto. Toda atividade econômica depende do Criador que supre as condições necessárias para realizá-la.

Com o pecado dominando a humanidade, as pessoas se tornaram cada vbez mais egoístas e avarentas, e passaram a pensar somente em si mesmo, e assim, passamos a viver em uma sociedade onde as pessoas ignoram completamente as necessidades do seu próximo para sustentar seus desejos pessoais.
Quando o dinheiro é bênção:
1)     Quando ele não te afasta de Deus.
Muitas pessoas pela ganância e pela busca do sucesso financeiro se esquecem de Deus, não separam tempo para orar, freqüentar a igreja, para crescer espiritualmente. Ou, por não conhecerem a Bíblia, ignoram o mandamento do “dízimo” e roubam de Deus a décima parte daquilo que Deus lhe deu naquele mês (Malaquias 3.8  Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.)
2)     Quando ele não te afasta da sua família.
A família é um bem que dinheiro não compra; e o dinheiro tem sido fonte de muitas tragédias nas famílias hoje em dia. Já assisti diversas notícias de filhos que matam os pais por causa da herança, de conflitos familiares por cauda de herança, de divórcios por causa de dinheiro demais ou dinheiro de menos. O dinheiro deve ser usado para promover a felicidade no lar, jamais conflitos.
3)     Quando ele não destrói você mesmo
Por incrível que pareça, o dinheiro tem sido um caminho para a destruição de muitas pessoas. Não é incomum as pessoas usarem seu dinheiro para se drogarem, prostituirem, para comprar carros velozes e causar acidentes mortais, etc. se você é uma pessoa tendenciosa a autodestruição, então deve evitar cuidar de seu próprio dinheiro. Sua vida não tem valor financeiro, se a perder, o dinheiro não a trará de volta.

Jesus confrontou o jovem rico com a surpreendente declaração que somente vendendo tudo que tinha e dando o resultado aos pobres, teria o privilégio de ser Seu discípulo e ganhar a vida eterna (Mc 10.21). A benção seria rejeitar o amor ao dinheiro e em seu lugar alcançar um amor real pelo próximo. O sacrifício material no tempo presente garantiria a benção maior no futuro – “terás tesouro no céu”. 

Pr  Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!