segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DINHEIRO: Quando o dinheiro é bênção?


Melhor é um bocado seco e tranquilidade do que a casa farta de carnes e contendas”. (Provérbios 17.1)

A Bíblia fala abertamente sobre dinheiro, bens, finanças e tudo o que cerca nossa vida financeira de forma bem clara e aberta. Gênesis 2:15 “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2.15) e “No suor do rosto comerás o teu pão” (Gn 3.19). A humanidade foi criada com um propósito de trabalhar e conquistar seus sonhos por meio de suas mãos e braços. Na Bíblia encontramos diversos personagens que eram fieis a Deus e uns eram ricos como: Abraão, Ló, Jacó, Daniel e Moisés; e outros pobres como Elias, Pedro, João, José e o próprio Jesus. Na Bíblia também vemos os perigos da ganância pelo dinheiro, e que é possível ser um rico sob a graça e a bênção divina. Como podemos então, identificar quando o dinheiro é bênção ou maldição?

Quando o Dinheiro é Bênção na vida de uma pessoa?

1. Quando adquirido como fruto do trabalho honesto (I Ts 4:11-12; Pv. 16:11). O trabalho não é uma maldição, mas uma benção divina, que é essencial para desenvolver sua fé e sua fidelidade aos princípios cristãos de valores. “pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens” (2Co 8.21). A honestidade deve fazer parte do seu caráter, e partindo de seu caráter, esta honestidade ser o guia em todas as suas atividades. Quando você adquire seus bens e riqueza honestamente então você vai aplicar esta riqueza honestamente também, e ser honesto é glorificar a Deus, e isso é bênção.

2. Quando é entendido como dádiva divina (I Cr. 29:12; I Tm. 6:17). Deus é a fonte de todas as bênçãos. Quando você entende que tudo o que você tem vem de Deus, é Deus que te dá, então você jamais abandonará a Deus por causa dos seus bens. Certa vez uma senhora da igreja nos pediu que a ajudasse em oração porque gostariam muito de comprar um carro para irem à igreja. Algumas semanas depois compraram um carro novo, mas não votaram mais à igreja. Em uma visita, quando questionados pela ausência nos cultos de adoração ela nos disse que, desde compraram o carro saiam para pescar nos finais de semana e nunca chegavam a tempo de irem para a igreja. Neste caso o bem deixou de ser bênção.

3. Quando você domina o dinheiro e não o contrário. Quando você é um bom administrador então tem de Deus sabedoria para investir bem aquilo que Deus te deu.”tudo vem de Deus”(1 Co 11.12) Entenda que tudo o que você é e o que tem vem de Deus e Ele exige que você use os recursos que Ele te deu para o bem, assim o dinheiro sempre será bênção na sua vida. Alguns conselhos para que o dinheiro seja bênção na sua vida são: a) Use para o reino de Deus. “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”(Pv. 3:9-10). b) Use para a sua família. “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1Tm. 5:8). O dinheiro deve ser usado para suprir as necessidades da nossa família. c) Para os necessitados. “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” (Pv. 11:24-25).

Tudo o que Deus fez é bom. O dinheiro e os bens devem ser bênção na sua vida. Busque em Deus sabedoria para ser um bom administrador de tudo o que Ele te permite ter neste mundo para que suas finanças sejam uma grande bênção na sua vida.

Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!