segunda-feira, 1 de junho de 2009

PG - ORAÇÃO QUE GERA AÇÃO


Certa vez encontramos o SENHOR Jesus dizendo que a Seara era muito grande, mas os trabalhadores muito poucos. Hoje em dia creio que se Jesus repetisse essa frase, ele acrescentaria que além de serem poucos os trabalhadores da Seara, dos poucos que ainda tem, muitos são inaptos, inadequados ou despreparados para a obra da Seara (Mt 9.37-38).
No Brasil, encontramos centenas de tipos de igrejas diferentes, das mais desorganizadas às mais organizadas, das mais recentes, às mais históricas, das mais tradicionais, às mais pentecostais. Todavia, se há uma característica que em todas é singular, é a de nada se fazer em prol dos “pequeninos” (Mt 10.42,18.6,10,14, 19.14, 25.40-45). Elas se ocupam em suas brigas teológicas ou em defender seus usos e costumes, sua historicidade, seus antepassados que geraram suas linhas teológicas e seus credos. Assim deixaram de ser igreja do Reino, e se tornaram igrejas de Calvino, de Wesley, de Armínio, de um Reverendo aqui ou ali, de um profeta ou bispo. Essas igrejas deixaram de ser igrejas de Jesus ao serviço de Seus pequeninos, para se tornar igrejas de ditadores humanos e carnais.
É preciso fazer uma reflexão: queremos ser igrejas de Deus ou de Homens? Quem está comandando as igrejas nos tempos em que estamos vivendo? Ainda ontem ouvi a mensagem de um Reverendo, na qual ele mui orgulhosamente declarou que gastaram três milhões de dólares na construção de seu mais recente templo. Eu não vejo problema algum em se construir um grande templo ao SENHOR. Todavia eu pergunto se o simples Jesus se sentaria nos bancos aburguesados para assistir aos cultos suntuosos, cultos esses que geralmente são realizados para agradarem a homens e não a Deus, enquanto a população está passando fome às margens da igreja de três milhões de dólares.
Como sacerdote de uma igreja brasileira, eu me coloco a refletir na conduta de nossa igreja como entidade religiosa, em se analisar a sua conduta diante do mundo, se realmente está sendo uma conduta de Cristo, nosso Mestre, diante do mundo em trevas. Há alguns meses foi lançado uma campanha com um excelente slogan: justiça, educação, saúde, união, segurança – de onde nos virá o socorro? Todavia, há tempos ouvimos esse mesmo clamor que vem do mundo: de onde nos virá o socorro? O mundo clama por justiça, por educação, por saúde, por segurança e eu pergunto, o que a igreja tem feito para silenciar o clamor de socorro que vem do mundo? ela tem feito algo para socorrer? Sermos parciais com a miséria do mundo, ignorar o clamor que vem do mundo, é ignorar o amor de Jesus pelos Seus pequeninos, é transgressão do maior mandamento, é desobediência aos mandamentos divinos, é uma prática pecaminosa, horrenda, desumana, satânica, e passível de juízo eterno.
Essa semana, conversando com um dono de posto de combustível de nossa cidade, debatíamos sobre o que a igreja tem feito como agência de Deus no mundo, em prol dos menos favorecidos. Quase sempre nada. Temos um grande poder em nossas mãos. Todavia, ainda não vi a igreja se manifestar publicamente sobre as injustiças sociais que afetam 80% da população brasileira, sobre os altíssimos impostos cobrados pelo governo, sobre o baixo salário mínimo em detrimento do altíssimo salário dos governantes; ainda não vi a igreja se manifestar publicamente sobre as filas de hospitais e o terrível atendimento do SUS, e nos postos de saúde; ainda não vi a igreja se manifestar sobre as guerrilhas, traficantes e corrupções na polícia que estão acabando com a paz da população brasileira nos grandes e pequenos centros. De onde nos virá o socorro? Será que Deus mandará novamente Gideão (Jz 7) ou o Anjo do SENHOR para salvar a população que necessita de salvação? Creio que não, pois assim, a igreja não mais teria razão de existir. Essa é uma guerra nossa, da igreja militante; é nossa missão, e devemos fazer algo agora, urgente, já.
A oração é um poderoso aliado da igreja militante. Creio que a razão de Deus nos ordenar à oração é a causa de essa palavra nos conduzir à ação. Por isso or-ação, nos tira da imparcialidade, da inércia, das letras frias e nos transporta para o armagedom da salvação e à resposta ao clamor de socorro do mundo, dos pequeninos de Jesus.
Sejamos igreja que ora e age. Façamos alguma coisa pelo nosso Brasil, e por esse sofrido povo. Se clamarmos a Deus Ele nos responderá, e através de nós, igreja dEle no mundo, o clamor dos aflitos e necessitados será respondido, e como o bálsamo sobre seus sofrimentos nossas palavras e ações contribuirão para, indistintamente, a aplicação a todos da Justiça, da Educação, da Saúde, da união e da segurança. O socorro aos necessitados virá do Deus Yhaweh, através da Igreja do Deus Yhaweh. Esse socorro virá ao mundo pelo qual Cristo morreu, mas através da Igreja que o mesmo Cristo instituiu para ser Seu representante.

Rev Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!