quarta-feira, 27 de maio de 2009

PG - ONDE ESTÁ O FUTURO?

“Edificai vós cidades para as vossas crianças” (Nm 32.24).



O Brasil é um país muito rico em matas, minerais, cultura, território e em igrejas. Certamente podemos viver alheios às catástrofes financeiras de outros países. Deus não é brasileiro, mas podemos perceber sua mão abençoadora sobre esse país, que até poderíamos compara-lo a um paraíso terrestre. Temos tudo de bom para a sobrevivência e desenvolvimento humano. Temos também a falta de tudo que é ruim em muitos outros países: furacões, vulcões, tornados, terremotos, maremotos, secas, nevascas, etc. Temos um país onde tudo que se planta dá, onde podemos produzir frutas de regiões tropicais, e no mesmo país, produzir frutas de regiões gélidas.

Temos a maior mata tropical do mundo, o pulmão do planeta azul. Temos também a maior quantidade de rios e águas doces, espécies de animais, plantas medicinais e uma terra abençoada por Deus em que, mesmo Portugal se enriquecendo com os Brasilis Minerais, ainda nos restou uma riqueza capaz de fazer de nossa terra um oásis no planeta terra.

A despeito de tanta riqueza brasileira, percebemos que sua população cada vez mais está vivendo como se morasse no deserto. Essa semana tivemos uma chuva de pedras grandes em nossa cidade. Meu teto parecia que ia desabar. Quando a tempestade passou, fui até meu jardim e, enquanto caminhava entre aquele camada branca de gelo, pensava como havia passado por essa tempestade aquelas pessoas que viviam em lonas, nas ruas, nas sarjetas. No dia seguinte, fui ao Projeto Coletores de Papel que desenvolvemos em nossa cidade, e conversava com alguns dos coletores sobre o temporal, e a grande maioria estava sem teto, destruído pelas pedras, e o pouco que possuíam, perderam.

A riqueza brasileira poderia muito bem mudar a realidade da maioria da população brasileira. Quando olhamos para essas riquezas, vemos que elas poderiam ser mais bem utilizadas para o desenvolvimento humano do ser humano que Deus colocou nesse belo e rico país. Todavia, a riqueza que mais poderia fazer algo pelas pessoas desse país, são as igrejas nele implantadas. São diversas, de diferentes doutrinas e linhas teológicas, de templos suntuosos, e taperas de adoração, ricas e pobres; mas um Deus existe apenas, e se todas são adoradoras do mesmo Deus Criador, elas tem o maior sustentador que a humanidade pode ter. aquele que provê todas as necessidades humanas, o grande Yhaweh.

O governo brasileiro detém uma grande riqueza nas suas mãos. Todavia vivem e governam como medíocres e derrotados, dependentes de um país que insiste em manter, quem eles querem, na miséria, dependentes deles. Da mesma forma, a igreja brasileira detém uma grande riqueza nas mãos, e tem ao seu lado o mais poderoso Ser, o Grande Eu Sou (hyh), aquele que está atento às suas orações. Todavia, vemos uma igreja que vive como derrotada, que desconhece seus valores espirituais, e que, como conseqüência, descuida daqueles que estão à sua volta. Essa prática implica em condenação e desgraça eterna àqueles que abandonam o pobre em detrimento de seu bem estar. Em Mt 25.41-45 Jesus diz: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.”

Diante disso, volto ao texto inicial e pergunto: Que cidade estamos edificando para nossas crianças?, que futuro estamos edificando para as crianças brasileiras. A conduta humanitária brasileira está criando expectativas futuras para elas?, o investimento nos estudos de agora darão base para um futuro melhor? Se o país é tão rico, onde está a aplicação dela?

Os governos têm sido corruptos, e em nada se preocupado em construir uma cidade para nossas crianças; o povo brasileiro tem se acovardado diante das injustiças sociais praticadas em nosso Brasil; e a igreja, essa tem se silenciado, se preocupando com uma salvação eterna, se esquivado e se esquecendo de que a salvação é, antes de ser eterna, presente, aqui e agora, àqueles “mais pequeninos” que Jesus deixou em seu contexto urbano próximo e distante.

Vamos desistir ou vamos insistir? Depende de você e eu, individualmente ou coletivamente começarmos uma luta para a salvação presente daqueles que, quem sabe no meio deles encontraremos o Rei dos reis, excluído, miserável, pobre e simples pequenino.


Rev. Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!