sábado, 10 de maio de 2008

PG - A ESCOLHA DE CRISTO


Texto: Filipenses 2.7-8
Introdução:

· Todos nós temos o momento de escolhas na vida. Nossas escolhas serão determinadas pelo nosso coração. Houve um momento que Deus escolheu você (te criou, te amou, olhou para você), todavia, nem sempre escolhemos olhar para Deus – para o que Ele fez e sempre faz por nós. Cristo escolheu você, por isso Ele veio ao mundo, para te salvar, e sobre esta escolha quero falar a vocês.

ELE ESCOLHEU “O ESVASIAR DE SI”
a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens” (7).
Deus escolheu nos criar perfeitos (Gn 1.31: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom (bwj towb: amável)”; todavia, a humanidade escolheu pecar contra Deus. Isso significa que Deus nos deu a oportunidade de escolher entre obedecer sua vontade, ou desobedecer seus mandamentos. Desde Adão, o ser humano sempre escolheu aquilo que causaria dor, sofrimento e destruição. Mas, o amor de Deus por nós é tão grande, e o desejo de Deus em que nós vivamos juntos dEle tão maravilhoso que Ele enviou seu filho Jesus Cristo, para pagar um preço de sangue, através de Seu sacrifício na cruz, para que, por meio dele as pessoas que crerem em Seu nome e estabelecerem aliança com Ele por eio do Batismo, tenha a oportunidade de voltar à presença abençoadora de Deus “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho” (Gl 4.4). Cristo, que abriu mão da igualdade com Deus ou da forma de Deus – para nos mostrar na prática como Ele nos ama; “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”, (Jo 15.13) e esta escolha de Cristo foi motivada pelo amor eterno de Deus por mim e por você.

ELE ESCOLHEU “A HUMILHAÇÃO”
a si mesmo se humilhou” (8)
Esta foi uma atitude passiva de Jesus – se entregou à humilhação. Esta humilhação se refere ao fato de Cristo descer de Sua glória para se tornar homem com todas as fraquezas e debilidade humanas, para sentir a nossa dor e para sofrer em nosso lugar; “era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse” (Mc 6.31). Cristo sabia de toda humilhação que passaria(Is 53.5-9) – mas Ele escolheu este caminho por nós, e sua humilhação não foi um acidente ou circunstância, mas uma opção dEle para que, crendo nele e estabelecendo aliança com ele por meio do batismo, vivêssemos na presença gloriosa e abençoadora do Pai.

ELE ESCOLHEU “A MORTE”
tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (8)
A morte de cruz era o sinal de maior humilhação submetida a alguém. Neste tipo de morte, somente os piores bandidos eram mortos pelos soldados romanos e pelo clero romano daquela época. A morte de Cristo era o preço para pagar o pecado – sangue era exigido para apagar definitivamente os pecados daqueles que cressem no Nome de Cristo. Quando não havia possibilidade de nenhum de nós pagar este alto preço, porque todos soos pecadores – Cristo, totalmente sem pecado, veio pagar por nós; “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2Co 5.15). Este alto preço é o valor da nossa libertação, da nossa felicidade, da nossa salvação e da nossa esperança. Todavia a morte de Cristo não foi o fim, mas o começo de uma nova esperança, pois Ele não está morto, mas ressuscitou dando esperança aos crentes de que em breve voltará para que, eternamente, na Nova Terra possamos habitar com Ele, numa terra limpa de toda maldade, sem morte, enfermidades, dor, tristeza, aflição angústia, medo ou temor; uma terra de eterna felicidade, um eterno “hoje”. “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. “(1Co 15.20-22).

Conclusão

· Um dia Cristo escolheu o negar a si mesmo, a humilhação e a morte por amor de você;
· Qual a sua escolha diante de tudo que Cristo fez por você um dia?
· Hoje é o dia de sua decisão – o que você escolhe? O mundo ou Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!