sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A MODERNIDADE E A FAMÍLIA

    A modernidade cegou! Como é fantástico ver meu filho jogando com seu game interativo, estudando com seu netbook, e desenvolvendo relacionamentos entre amigos e amigas pelo facebook, Orkut, msn e pelas mensagens de celular. Quando ele tinha apenas sete anos me fez uma pergunta intrigante, quando saíamos de sua escola: “Pai, quando eu tiver a sua idade, será que haverá carro voador?” “bem”, disse eu; “não sei te dizer filho, mas quando o pai tinha sua idade não existiam computadores, videogames, dvd, tv de led, lcd ou mesmo colorida, celular, etc”. Claro, ele estranhou bastante e ficou sem entender como não existiam estes recursos tecnológicos quando eu era criança.

    A modernidade veio realmente para melhorar a qualidade de vida da humanidade, todavia, parece que atualmente vemos uma geração de jovens insatisfeitos com a própria vida, insatisfeitos com os recursos disponíveis a eles hoje. Diante de tantas tecnologias inventadas, a humanidade tem buscado maneiras de se viver na Lua, em Marte, mas não tem conseguido minimizar as emissões de gases que comprometem a atmosfera terrestre, nossos rios continuam sofrendo degradação com despejos de esgotos industriais e nossa fauna, e boa parte de nossa flora tem cedido lugar à construção de novas industrias.

    Sem ser saudosista, mas remetendo-me ao passado, parece-me que a vida era muito mais tranquila, pacata. Brincávamos de soltar pipa, de birosca (bolinha de gude), de carrinho de rolimã, de subir em árvores, de pique esconde....lembro-me que almoçávamos todos os dias em família, dialogávamos no fim do dia e meus pais me falavam sobre conceitos de cidadania, de Deus, de civismo e de fé. Que tempo bom! Tempo sem tanta poluição, tempo de reflexão, tempo de culto nos lares, tempo em que UMP (União de Mocidade Presbiteriana) conduzia o louvor na igreja.

    Hoje, mesmo com tantos recursos tecnológicos, percebo que nosso grande desafio é de ser família à moda antiga, com diálogos no jantar, de todos assentados na sala para assistir um bom filme, com momentos de reflexão sobre a vida, sobre Deus, fé e civismo. Acredito que estes recursos poderosos poderão contribuir muito para que a humanidade tenha uma excelente qualidade de vida no planeta, que os meios de comunicação e as redes sociais contribuam para vivermos em uma sociedade mais justa, equilibrada e sóbria. Que os valores essenciais de Deus, família e sociedade sejam cultivados e divulgados. Faça destes instrumentos de tecnologia seu aliado, não seu vilão.

Deus abençoe a família

Pr Alexandre Pevidor

3 comentários:

  1. Muito bacana essa reflexão...estarei repassando ao grupo de adolescentes que coordeno, da IPB do Estreito - Florianópolis. Que Deus continue abençoando teu Ministério.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Alexandre!

    É verdade, a tecnologia nos tráz recursos maravilhosos, mas ao mesmo tempo nos afasta das coisas mais simples da vida e da família, como o foi citado no seu texto... Precisamos repensar nossos conceitos!Parabéns pelo seu trabalho e que Deus continue abençoando seu ministério.

    Cristina

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!