segunda-feira, 6 de julho de 2009

PG - SONHOS DE VIVER


O sonho é algo admirável. O sonho tira muitas pessoas do sério, da fome, da pobreza da marginalização, das margens da sociedade. O sonho faz muita gente entrar nos comércios e departamentos públicos de cabeça erguida, se sentindo alguém. Mas o que é o sonho, apenas um sonho que acaba antes de acordar, e com seu fim, também findam as alegrias que ele trouxe.

Sonho todos os dias com um governo mais humano e justo. Às vésperas de uma eleição presidencial, não consigo ver a luz no fim do túnel para a realidade da miséria brasileira. A política brasileira se contaminou de tal forma que sabemos da corrupção, do enriquecimento ilícito dos governantes, dos crimes adversos, mas não conseguimos ver em alguém, alguma razão para termos esperança; não fazemos nada! Talvez se voltássemos ao regime da Teocracia...!! Tendo os juízes para fazer por nós o que nos cabe fazer...!! Bons tempos de governo.

A igreja foi enviada aos doentes. Essa era a premissa inicial, todavia, com o passar dos tempos, essa premissa também passou. Agora, vemos uma igreja que se preocupa com os sãos. Os sãos dão lucros, os doentes, trabalho. Jesus disse que Ele teria vindo ao mundo para os doentes. Ma a igreja do século vinte e um ignora a missão de Jesus e cuida dos ex-doentes que Ele curou um dia. Entretanto, os doentes de hoje não tem Jesus aqui no mundo, mas também não tem uma igreja de Jesus que se preocupe com eles, porque todo o seu precioso tempo é gasto com os sãos.

Sonho todos os dias com uma igreja de Jesus Cristo que ame a Deus acima de todas as coisas, e que esse amor seja manifesto no seu relacionamento com o próximo, doente e necessitado. Em meus sonhos vejo muitos doentes, feridos e carentes sonhando também, mas os seus sonhos são menores; sonham apenas com possibilidade de haver alguém lhes olhando indiscriminadamente, vendo-os como seres humanos, não como bichos ou incômodos. Eu sonho, eles sonham, nós...

Sonhar com os pobres e necessitados é ter os sonhos de Deus. Os pobres e necessitados têm sonhos simples. Eles têm sonhos de viver. Quanto custa a realização desse sonho? Quanto custa trazer para a realidade uma vida digna, humana, igual? Quanto custa pegar no colo uma criança pobre, sentir seu cheiro, seu calor, sua miséria, sua humanidade? Em meus sonhos o custo dessa realização é bem pequeno, irrisório!

Parece demagogia, mas falar dos sonhos de viver dessa humilde gente, é tocar numa ferida exposta que a humanidade carrega em seu corpo pútrido. Falar dessas coisas incomoda muito, dói, e tenta reacender o altruísmo que hibernou na existência humana há séculos. Na era pós-cristã, vemos que a igreja deixou de sonhar com eles e por eles. Teria deixado ela de ser cristã? sei não! Na teoria eu diria que não! Mas na prática, o que Jesus diria?

Ser um cristão, sem ter atitudes cristãs, é como ser um fariseu, que era membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus, e seguia rigorosamente a lei de Moisés, as tradições e os costumes dos antepassados. Boa teoria, mas considerados, pela sua conduta como hipócritas e sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia (Mt 23.27).

Os sonhos de viver, daqueles que estão às margens da sociedade, estão nas mãos daqueles que fazem parte da sociedade, nas nossas mãos. Realizaremos-los, quando nosso rico coração bater, impulsionado pelo seu pobre sangue.


Pr Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!