segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A IGREJA EM AÇÃO


Estamos caminhando para o fim da carreia humana nessa velha terra. Todas as profecias finais estão se cumprindo, e muito em breve a humanidade será sucumbida pelo último dia, pelo cumprimento das profecias finais e pela volta do Messias Salvador.
Essa manifestação final é aguardada pelos santos fieis espalhados pela terra a fora. Também aguarda essa redenção toda da criação do Todo Poderoso; entre ela a natureza, o cosmos e os pobres. Pensando nisso perguntamos: precisamos esperar a volta de Jesus para que a população menos favorecida sinta a salvação e tenha uma qualidade de vida melhor? O que podemos fazer ainda hoje, na apresente dispensação? O que você pode fazer? O que sua igreja como entidade do Reino de Deus nesse mundo pode fazer?
A igreja brasileira sempre se preocupou pouco com a salvação dos menos favorecidos. Não na questão da salvação eterna, no livramento de seus pecados; mas sim na salvação presente, da sua fome, da sua qualidade de vida, dos seus estudos, da sua profissionalização. Nos países mais antigos, já se criaram entidades de apoio ao desenvolvimento humano pelo planeta a fora. Os principais países protestantes já gastam fortunas, atravez de suas igrejas, com projetos que promovam o desenvolvimento humano àqueles que não possuem.
Como brasileiro, e como igreja brasileira tenho autoridade de falar que os valores do Reino, para aplicação no desenvolvimento humano dos menos favorecidos, ficaram de lado a muito tempo. Posso até dizer que desde que tenho razão, nunca vi a igreja com uma preocupação eficaz no desenvolvimento humano da grande maioria das pessoas desse país tão rico, mas com uma população pobre e sem recursos. Nunca presenciei uma luta da igreja para punição de governantes corruptos, de leis de favorecimento, de injustiças sociais, de distribuição de renda desigual... Nunca vi a igreja cristã como um exército. Todavia, sempre a vi como soldados, isolados uns dos outros, combatendo uns aos outros e nada fazendo para combater um exército de milhares de corruptos e desonestos nesta pátria tão amada. Essa igreja que conheço nunca fez a diferença, nunca foi realmente igreja fora dos seus próprios portões.
O Senhor Jesus fundou uma representante do Seu Reino no mundo que poderíamos chamar de Igreja em Ação. Ele pregava o Evangelho da salvação eterna, mas imediatamente agia em favor dos menos favorecidos: curava enfermos (Mt 4.23-24, 8.16, 9.35, 12.15,22, 14.14, 15.30, 19.2, 21.14, Mc 1.34, 3.10, Lc 4.40, 6.19, 7.21, 9.42, 13.14, 14.4, 22.51, Jo 5.11); Ele ensinou como cumprir as leis: Mt 5.27-48; Ele ensinou a compadecer-se (Mt 6.2-4); Ele fazia o bem (Mt 9.35-38); salvava os humildes (Mt 11.25-30); Ele alimentava pessoas sem condições Mt 14.13-21, 15.32-39; Ele ensinou como pagar os impostos corretamente (Mt 17.24-27); Como agir com os credores (Mt 18.23-35); Ele ensinou como fazer uma justiça igual (Jo 8.1-11).
Diante desse ministério e exemplo do fundador do Cristianismo eu pergunto: que tipo de igreja temos sido em nosso século? Nossa conduta como igreja de Cristo tem seguido Seu exemplo prático? Nosso ministério tem sido um ministério aprovado pela conduta ministerial de Jesus? Temos sido uma igreja em ação? O que tenho percebido a anos é que a igreja cristã contemporânea é expert em decifrar e falar as palavras de Jesus, mas em seguir Seu ministério prático, digo que até poderíamos ser igreja cristã, mas certamente não seríamos Igreja de Cristo. Temos honrado a Cristo e a Seu ministério com nossas palavras, menos com nosso ministério prático; temos sido igreja cristão de palavras, e palavras são vazias, não sustentam, não mudam a realidade. A igreja em ação fala e faz, prega e luta, é igreja que age a exemplo do ministério acionário do maior sociólogo de Deus em favor da humanidade menos favorecida.
Tire sua vida e sua igreja da inércia, e comece a fazer algo. Aja, coloque na prática, o que na teoria você já sabe muito bem: faça da sua igreja, onde você vive, UMA IGREJA EM AÇÃO.

Rev Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!