quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ESTOU DESANIMADO COM A IGREJA


Oi,a graça.

Nem sei se você lerá esta mensagem, mas, enfim, preciso desabafar. Há anos pastoreio a igreja. Estudei muito para chegar onde cheguei, acreditando que o estudo me daria boas condições para exercer um ministério profícuo, de alto nível, e, principalmente que a igreja seria alimentada, e saciada, sempre quisesse mais de mim.

Por outro lado, estudei também porque no mundo em que vivemos, as pessoas são respeitadas pela bagagem que possui, pela instrução adquirida sob muito esforço e dedicação; porque se o mercado de trabalho está tão exigente quanto á qualificação profissional, acredito que eu preciso oferecer o melhor para Deus, não no céu, lá Ele não precisa de mim, mas aqui, na Sua igreja, onde Ele conta comigo, assim, pensei: "se serei um pastor, preciso ser o melhor".

O Seminário me ensinou muita coisa em 5 anos de Graduação em Teologia: Grego e Hebraico, Heresiologia, Homilética, Filosofia, Psicologia, Missiologia, Português, Hermeneutica...que saudade. Meus professores e professoras foram pessoas muito dedicadas no ensino, quero aqui agradece-los(as).

...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Eu amo o ministério. Pregar a palavra me é um enorme prazer. Visito as ovelhas. Amo-as. Mas nestes momentos tenho só vontade de chorar. Trabalhei todo este tempo na igreja porque acreditava que a igreja poderia crescer, que as almas poderiam ser alcançadas, e que eu poderia falar de Deus para um número maior de pessoas. O sermão é sempre meticulosamente preparado, e prego-o com tamanha altivez que me falta a voz no dia seguinte. Que bênção pregar a Palavra!

Hoje, não sou tão jovem quanto quando iniciei esta caminhada. Se pudesse, gostaria de indicar uma outra disciplina para o Seminário, uma disciplina que preparasse os futuros pastores para os fracassos ministeriais; uma matéria que dissesse aos futuros pastores que eles não seriam amados nas igrejas que fosses pastorear, porque o seu salário abocaria uma fatia da arrecadação da igreja, e esse dinheiro seria melhor se ficasse na conta bancária da igreja, rendendo o prazer de relatar aos concílios os valores aplicados nas agências bancárias. Uma matéria a mais seria interessante para esclarecer aos futuros pastores que eles serão como os técnicos de futebol, não no que diz respeito ao salário, nem aos contratos, mas quanto aos resultados, ou seja, se não produzir (sozinho) ele será descartado, pois "gente desempregada" tem muitos, e é só estalar os dedos que muitos aparecem, até para ganhar um pouco menos. Assim eles não se assustariam em ter que trabalhar sozinhos e ainda assim, serem demitidos por perderem duas seguidas.
...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Mas se ainda me permitem, gostaria de indicar somente mais uma matéria. Uma que nos deixasse como "calos" endurecidos, sem sensibilidade, quem sabe uma disciplina que nos tirasse o coração de carne, e implantasse um "chip", daqueles liga-desliga, apaga, deleta. Desta forma pastores enfartariam menos, chorariam menos, sofreriam menos, desanimariam menos.

...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Acho que a culpa é minha mesmo. Nunca meus professores disseram que eu deveria ter esperança, que eu deveria confiar na igreja, que eu seria amado e respeitado só por ser um pastor. O que é ser um pastor?! Ser pastor... é ser nada! A culpa é minha mesmo. Eu é que me iludi com aquilo que ninguém disse que aconteceria, foi somente coisa da minha cabeça, por isso estou sofrendo agora. Quem sabe chegou meu tempo. O tempo de eu entrar em minha caverna pessoal como Davi, como Elias, e esperar a morte chegar. Ela é o fim, talvez um novo começo.

Ah como eu almejo esta nova terra.

O amanhã não me pertence...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Se você está lendo estas palavra, queria te dizer, não perca seu tempo. É apenas um desabafo. Pastor não tem com quem falar mesmo, ele sofre sozinho. Às vezes não desabafa com a família para não faze-la sofrer, e não desabafa com a igreja, porque ela é a sepultura de muitos deles, assim, a gente tem medo.

Só quero entrar em minha caverna e chorar. chorar na minha velhice por acreditar tanto, por sonhar tanto, por sofrer tanto...

Essa é minha caverna, por favor, deixe-me sozinho. Como sempre estive no ministério, terminarei os meus dias...sozinho, sonhando...

...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Desculpe, não posso escrever meu nome. Não posso demonstrar tristeza, desânimo, lágrimas. A igreja não quer homens, ela quer "super heróis", e, para eles eu sou um. Assim, não posso mostrar minha verdadeira identidade, senão eles me dispensam.

Um pastor, velho, sonhador.

32 comentários:

  1. é verdade .... amigo também sou um pastor...
    gostei muito de sua sinceridade e profundidade em suas frases...

    eu também estou assim... e não tenho com quem desabafar... 1Pe 5:9

    se eu disser para liderança, serei como um Pr. fraco... quanto entrei também achei que seria amado, mas... é como um técnico mesmo... é verdade... vc espessou exatamente o que estou sentindo... a unica coisa que posso fazer por vc é orar... aliáz ... se eu encontrar forças... Deus te abençoe, não corte sua cruz... vai até o fim... (DN 12.13)

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão e colega de ministério. Não somos mercenários, somos vocacionados para pastorear. Não fomos preparados para "mandar", mas para amar, e inflizmente o inimigo tem colocado seus algozes em conselhos e em meio às lideranças, disfarçados de ovelhas e anjos de luz, para "sangrar" fieis pastores, e faze-los desanimar.
    Mas uma grande característica do fiel pastor é que nunca joga a toalha, mas luta para vencer pelo poder que há no nome de Jesus.
    Venceremos! Aleluia, Sim! Venceremos.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me deixa triste é a indiferença dos mais antigos... enquanto os novos.. se entregam por completo... isso é o que não me deixa desistir... por que se não eu já teria desistido... Venceremos!Aleluia, Sim! Venceremos.

    ResponderExcluir
  4. Amado irmão, para muitos "pastores" o ministério se tornou (ou sempre foi)um emprego formal que garante renda, casa, estabilidade. Não são raros os homens que negociam seus púlpitos em troca de estabilidade na comunidade local, em troca de um bom salário, etc.
    Os profetas de nossa geração se vendem, por isso a igreja tem se descaracterizado a cada dia, como foi no séculos XIII até o seculo XVI ocasionando a Reforma Protestante.
    Creio que uma nova Reforma se faz necessário, pois o clero contemporâneo se tornou mercenário, pobremente mercenário, e se vc não se vender, vai ficar cada vez mais isolado deles. Sê forte e corajoso, não te espantes, nem te desanimes porque o SENHOR será contigo, enquanto se manter fiel.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. É meus amados, vida de pastor é igual em praticamente todos os ministérios, digo que é igual em praticamente todos por um simples motivo, aqueles que não desejam enfatizar a importância da Salvação e apresentar um vida de exemplo, certamente não terá tantas batalhas, mas, se você ama a Palavra de Deus, e acredita fielmente que pode ser um ganhador de Almas para jesus, então, prepare-se, as lutas serão grandes, porém, guardamos em nosso coração o fiel conselho do Senhor em Josué 1:7-8 creio que este desabafo que declara estar desanimado com a igreja é sem dúvida o sentimento refletido na maioria de nós pastores, lembro-me de algo que ouvi de um dos meus professores na última semana do Seminário, com um pequeno sorriso ele disse: NUNCA FAÇA POR AMOR AS ALMAS, FAÇA POR AMOR A CRISTO, AS ALMAS NÃO ENTENDERÃO O TEU PROCEDER, MAS, CRISTO RECOMPENSARÁ A TUA FIDELIDADE, é claro que não são todos dentro da igreja que nos tratam com indelicadeza, mas, são bem poucos os que nos tratam com amor sincero. Vamos orar uns pelos outros e que o Senhor Jesus em sua infinita Misericórdia nos Abençoe.
    Pr. Carlos Basto

    ResponderExcluir
  6. E lamentável, mas é uma realidade!!!, Não desista companheiro, estou no mesmo barco, seminário, Escola de Administração, e não tenho com quem compartilhar minhas decepções. Sê fiel até o fim, não desista companheiro. Pr. Reginaldo dos Anjos - MUEB - Vila Esperança - SP

    ResponderExcluir
  7. Puxa! Achei que só meu pai passava por esses tipos de coisas... rsrs... Pastor, Deus te deu algo valioso em suas mãos, pastor não gera ovelhas, ovelha é quem gera ovelha, eu e minha familia fassamos fome, no campo missionário, quer dizer, meus pais, pois meu leite eu sempre tive, eles passavam pela barra que fosse, eu sempre vinha em primeiro lugar, minha mãe cresceu junto com meu pai (espiritualmente falando) e o Senhor sempre esteve conosco, Pastor, o senhor é um super heroi, assim como meus pais tbm são, hoje meu pai pastoreia uma pequena igreja, que tbm estamos passando pelos mesmo problemas como o senhor, os irmãos não dão o dizimo, pois acham que o pastor não deve ganhar o que ganha, não querem pagar o inps pois pastor não é profissão, e um certo irmão o comparou com um vendedor ambulante (pode uma coisa dessa?) 2 anos atras meu velho sofreu 3 infartos, quase fiquei sem ele.. mas Graças a Deus superamos isso. Amados, Deus levantou em casa não só meu pai, e sim a familia toda, minha mãe tinha mt vergonha, hoje, é o braço direito do meu pai, uma serva autentica do Senhor, eu e meu irmão tocamos no ministério de louvor. Tem dias que realmente não dá vontade de ir para a igreja, mas o nosso Deus é muito mais do que tudo isso.. Ele tem nos sustentado! E o que nos espera na Glória, vale a pena passar por tudo isso que estamos passando aqui nessa terra! Fiquem com Deus! E muita força na peruca!

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou Pastora, e todo mundo sabe que ministério nenhum é profícuo e sim muito árduo, o negócio é que quando estamos no púbito queremos que as ovelhas ouçam as nossas vozes em vez de ouvir a voz do Senhor não desanime Deus tem algo para fazer com vc

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por todos os comentários postados neste artigo. As palavras deste artigo refletem a vida de muitos pastores e pastoras, missionários e missionarias no ministério espalhados nas igrejas Brasil a fora.
    Nosso desejo é que este espaço esteja aberto para desabafos e expressões de apoio aos fieis do Reino.

    Alexandre Pevidor

    ResponderExcluir
  10. sou pastor diogo flavio lobo
    em suzano e tudo isso é a minha vida.
    estou a ponto de desistir de tudo e só viver minha triste e frustrada vida em alguma igreja como membro.
    Prdiogolobo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Pr Diogo, desanima não, Deus não te chamou para ser banco de igreja, Ele te vocacionou para ser LÍDER, e a principal característica disto´são as suas palavras, seus sentimentos pela atual situação da igreja. Quem sabe não estamos precisando de uma nova reforma, uma reforma nos Concílios, nas Hierarquias, no Comando, nos mandantes da Igreja, pois, realmente em nossa igreja atual, se você não for político, hipócrita e desalmado, você não permanece no rol dos afortunados pastores da igreja.
    Siga em frente, Deus te mostrará em breve o caminho que deves seguir.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Pr. alexandre! também sou pastor, inicie minha carreira com 25 ano hoje tenho 35 e sofro tudo isso que você está vivendo,também estou deixando a carreira não aguento mais tanta injustiça, serei mais um anonimo pregador da palavra sem me envolver com ministério. desculpe ! estou desabafando junto com você... chorando junto. Vamos nos apoiar um no outro
    O Senhor te abençoe e te guarde
    O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
    O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te de a paz...

    um forte abraço meu irmão
    adriano.2711@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. A paz do Senhor meu irmão. Também sou pastor há 16 anos e passei por 3 ministérios grandes no Brasil, digo a você que foram os piores momentos na minha vida e perdi tudo desde família, a descepção nunca diminuia e sim só crescia, é muita mentira, engano e coisas ocorridas que nem no mundo agente vê, na realidade não passei de uma laranja, vamos expremer enquanto tem suco, depois que vira bagaço, jogamos fora. Todas as igrejas que assumi, deixei em situação positiva, mas Deus disse pra mim: sai, pois ti escolhi para ser cabeça e hoje tenho o próprio ministério no Rio Grande do Sul e Deus tem abençoado. Irmão sei que não é fácil mas olhe para Jesus e siga enfrente. Não desista e ganhe almas para o Senhor, apacenta suas ovelhas. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  14. Vejo muitos cansados, depremidos, homens velhos que tem bagagem de idade, mas nao experiencias com Deus, mandam os mais jovem na fé fazerem seus trabalhos, muitas vezes colocam um Daniel na Formalha, um Sadraque,.. na cova dos leões, mas digo uma coisa o desanimo é da carne, dos pensamentos, é normal, fecha os olhos, por um momento, o que tu ve, nada, é assim que sao nossos problemas nada, apenas um momento, pois aqueles que se apegam a placas, estatus nao permanecem. Irmaos a força que Voce tem ninguem tem, a fé que voce carrega é sua, pode agir livre, em Cristo, com fé e permanecer na fé. Somos Mais que Vencedores em Cristo. Quando nao te escutam deixa, fala com Jesus ele é a resposta.
    Fiquem na Paz um amigo..

    ResponderExcluir
  15. Pastor realmente não existe super heroi somos homens falhos temos sentimentos....mas continue firme Deus te honrara ocmo Paulo diz combati o bom combate encerrei a carreira .....Paulo era o cara ele diz que tinha prazer na tribulação mas entendo ele pois no meio dela somos forjados como soladados para derrubar gigantes cada vez maiores penseo seguinte Davi antes de matar o Gigante teve que passar por habilitação antes matando um leao e um urso talvez esse seja o seu...... mas pra frente tera um gigante alias sempre tera mais voce estara habilitado para isso e sera honrado como Davi.
    E lembre se ainda tem gente que ama a obra e tem o mesmo sentimento que o Senhor sem que um dia se nos manterms firmes em nossos ideais conseguiremos revolucionar essas coisas.

    meu email rodrigo.edel@hotmail.com podemos conversar mais

    Sou diacono na igreja renascer em cristo e mais do que isso seu irmao em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  16. Querido irmão e conservo em Cristo Rodrigo, muito obrigado pelas suas carinhosas palavras. Que Deus seja misericordioso e abundantemente abençoador em sua vida e em seu ministério.
    Na paz.

    ResponderExcluir
  17. OI Pastor que demora pra te responder ne (risos) estava meio por fora do blog.
    Espero que esteja melhor e animado vamos cotinuar memso perseverar Deus nos honrara pois ele sempre honra aquele que permanece não no nosso tempo mas no tempo dele viveremos tudo o que foi prometido a nossa parte e crer e perseverar amem!

    Aprendi uma coisa aliança no tem denominação ou distancia somos irmaos em Cristo Jesus.

    Que seu ministerio venha a ser uma benção cada dia mais

    Fica na paz

    ResponderExcluir
  18. graça e paz a todos,
    Querido pastor sou ovelha, e lhe digo que a igreja não quer um pastor super héroi, mas quer um pastor humano, simples, franco , que retransmita um evagelho limpo, claro e simples como de fato é...
    Mas desejo em Cristo Jesus dias plenos e felizes na presença do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  19. A paz do SENHOR JESUS a todos. A minha vida é miserável. Eu queria poder fazer a metade do que vocês todos aí em cima tem feito. Me converti em 1979, me casei em 1982 com um homem porque estava apaixonada e queria sair de casa. Ele era da igreja mas sua vida espiritual era fraca. Eu caí na besteira de achar que poderia ajudá-lo espiritualmente. Desviei do evangelho, perdi mais de dez anos da minha vida no pecado, entrei em drogas junto com meus filhos, o meu marido entrou em muitos caminhos errados. Hoje estamos, pela misericordia de Deus, no caminho do SENHOR. Mas sou uma árvore sem fruto e tenho até medo da eternidade na hora de prestar contas da minha mordomia. Sou dizimista, ofertante, dou mais que o dízimo, mas não me glorio disso. Pastores, vocês pensam que a igreja não os ama, mas não é bem assim. Não deixem satanás destruir vocês. Eu também estou desanimada com a igreja mas estamos firmes.

    ResponderExcluir
  20. Amado amigo,
    Sabemos que nos dias de Moisés o Senhor o levantou porque o povo clamou a Ele, podemos inferir a partir dessa experiência e de muitas outras dos profetas e até de nosso mestre Jesus que um líder é um resposta de um clamor de um povo,a pergunta é: por quem o nosso povo clama? Eu respondo, a grande maioria clama por lobos capitalistas, clama por palestrantes motivacionais. A a mensagem do evangelho tem uma prioridade, a salvação de nossa alma, essa é a mensagem central que carregamos, porém, muitas pessoas, talvez a maioria, não está buscando o céu e sim a terra, óbvio que amamos viver, mas já temos entendimento suficiente da fragilidade dos nossos dias, mas a maioria vive o "fetiche" do consumo, na verdade a grande parte das comunidade são apenas um sub produto do capitalismo e o que podemos fazer? Apocalipse 2.10 "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida."
    Minha oração: " Santo Espírito, nos ajude, nos console e por favor convença-nos do pecado, da justiça de do juízo, nos ajude,pois nada podemos fazer sem Ti, não nos deixe desistir e coloque pessoas ao nosso lado que nos faça ver o fruto de nosso trabalho, em nome de Jesus Amém!!!

    ResponderExcluir
  21. PAZ DO SENHOR Á TODOS!! ESTOU TAMBÉM DESANIMADO,SEMPRE FUI FERVOROSO E TREMENDAMENTE SONHADOR!!MAS Á REALIDADE É DURA POR CAUSA DOS MAUS PASTORES ESTAMOS CAINDO EM DESCRÉDITO NA SOCIEDADE E ALÉM DO MAS ESTOU CANSADO DE SER O FORTE QUANDO NA VERDADE ESTOU DESPEÇADO POR DENTYERO MINHA ESPOSA NÃO ME AJUDA E PARA NÃO CAUSAR ESCANDOLO Á OBRE AGUENTO TUDO CALADO OS DESVARIOS DELA E SEU AUTORITARISMO ALÉL DOS PROBLEMAS QUE ELA ARRUMA DENTOR DA IGREJA ESTOU QUASE DESESPERADO NÃO SEI O QUE FAZER E SE ME PERMITEM ESTOU CANSADO DA MÁXIMA "VAMOS ORAR" TENHO ORADO Á 12 ANOS E PARECE QUE DE NADA ADIANTA ME PERDOE SE ESTOU SENDO INCRFEDULO MAS PRECISO DESABAFAR!! POR FAVOR ME AJUDEM!!

    ResponderExcluir
  22. desculpe meu amados! li todos os comentários e discordo de todos, sofri o mesmo que vcs, um desanimo profundo não sabendo para onde ir ou o que fazer. Esperava de Deus uma formula secreta para fazer a igreja encher, ou que Deus iria mover um milagre.
    Desculpe! Deus não vai mover um milagre na vida de ninguém aqui!
    existe um segredo?
    existe! e eu quero compartilhar isso com vocês.
    1- Não espere nada de Deus, Ele não vai fazer nada por você,
    meu querido! o que Deus tinha que fazer Ele já fez a 2000 anos atrás, Jesus não vai fazer uma reforma nas igrejas ou nas pessoas, Ele quer que você amadureça, ele não escolheu pessoas capacitadas para seus cargos ele está capacitando os escolhidos, se não teria colocado anjos para pregar e não pastores.
    é como se fosse seu filho, enquanto ele tiver com seis meses, você vai dar papinha, vai carrega-lo no colo, vai vesti-lo e tudo mais, mas quando ele começar a andar ele vai ter que aprender sozinho a se virar. você não vai dar banho no seu filho com 15 anos, Deus quer que nós amadurecemos, quantas vezes vc pediu um milagre para Ele e ele parece não responder, vc olha para outros ministérios e a igreja do seu visinho lotada e a sua só nas moscas. a visão é essa:

    ResponderExcluir
  23. 2- Pare de ser muleta das pessoas, veja o primeiro mandamento: amarás a Deus sobre todas as coisas.
    veja o 2º: amarás o próximo como a ti mesmo!
    o maior problema é que amamos a Deus, mas estamos esquecendo de nos amar-mos e pensamos que estamos amando o próximo, deixe de tentar carregar as pessoas ou a igreja nas costas,amar as pessoas não é falar o que elas querem ouvir, é falar o que elas precisam ouvir, mas vc tem que se amar primeiro para depois amar as outras, se vc não se amar não tem como vc transbordar do amor de Deus.
    Deculpe, mais vocês são os homens mais fortes do mundo e ainda não perceberam, o poder que está dentro de vocês é infinito. veja:
    lembram do filho pródigo? que volta para casa depois de ter perdido tudo! como ficou seu irmão? muito aborrecido, não foi?
    disse ele: - Pai a tanto tempo te sirvo e tu nunca me deste um cabrito para alegrar-me com meus amigos, e o que o Pai respondeu, é a mesma resposta para você!: Meu filho, tu sempre estás comigo;"tudo" o que é meu é teu.
    meus amados vocês já tem todo o poder, o poder de Deus está em vocês, se amem e então podá amar os outros!
    amar as pessoas não é deixar elas fazerem o que querem é vc mostrar para elas que elas estão erradas em suas atitudes. e que precisam se converter, pois existem pessoas que mesmo dentro da igreja, ainda não estão convertidas.
    você não tem que mudar por causa das pessoas são as pessoas que tem que mudar.
    uma dica: veja os passos de Jesus como ele era carinhoso com algumas pessoas:
    Mateus 12:34
    34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

    5-Mateus 23:33
    33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

    32-Mateus 23:27
    27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

    1-Mateus 21:12
    12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

    amados Jesus Ele só pregava o evangelho para quem quisesse ouvir, João 6. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
    Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
    E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
    não se importe se as pessoas vão crer ou não só pregue a palavra. é Deus quem dá o crescimento da igreja. I Coríntios 3:6
    Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
    João 6:65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
    por isso o diabo vai usar pessoas da própria igreja para te desanimar essa é a melhor arma dele, mas não desista, faço o diabo desistir de você, faça as pessoas desistirem do pecado, faça sua família seus amigos e seus inimigos verem que você é Filho do Deus todo poderoso!
    se Eu ainda acredito em vocês, Deus nunca desistirá de você. creia na promessa!!! se vc desistiu e sente vontade de voltar, é agora, vai!!
    Pastor Oberto de Andrade - ies.sete@hotmail.com
    estou a disposição. um grande abraço minha família.

    ResponderExcluir
  24. É verdade somente os pastores de boa índole sofrem.

    ResponderExcluir
  25. a paz do senhor pastor eu tambem estou muito desanimado sou de um grande ministerio assembleia de DEUS ministerio belem os irmaos da igreja comecando pelo meu pastor estao desmerecendo o trabalho que fazemos para o senhor pois nao tenho salario e mesmo assim eles acham que devemos fazer a igreja render bem para o reletorio ser bom na sede infelismente, eles nao olham mais para as almas o pastor joga voce na igreja e nunca vai la dar uma assistencia ou uma palavra para o apoio as ovelhas detalhe. quando voce precisa de alguma coisa para a igreja como microfone ,pedestal fazer alguma reforma na igreja tem dificuldade para ser ajudado estou orando a DEUS pois sei que DEUS tem um chamado comigo ,detalhe tenho que trabalhar e tem dia que nao temos nem tempo para meditar na palavra mas chega no culto voce tem que pregar para alimentar as ovelhas estou cansado que DEUS ME AJUDE AMEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quand jesus voutar vcs serao um dos muits pastores q dirao . Mas senhor eu preguei sua palavra. e ele dira
      nao os comheco

      Excluir
  26. a paz do senhor, não desanima DEUS é contigo, nos ovelhas precisa de vocês, esto em um ministério que o pastor né faz um visita para você, não esto como antes na igreja, sair de um ministério para ir para outros, por causa do meu namorado, mas não me sento bem la, to se força para ora, vou para igreja por ir, entro e saiu da mesma forma, não louvor como ante, procuro um amigo para conversa não vejo ninguém, só não paro porque sei que DEUS esta comigo... preciso ajuda o meu namorado, ele também esta assim, só DEUS a minha vida, to vedo minha família se afastando da igreja, mas esto sem força ora por mim.

    ResponderExcluir
  27. Meus amados irmaos, tambem sou pastor, ha pelo menos 23 anos, alem do tempo de seminarista e o periodo que fui lider da igreja sem preparo teologico. Amo o Senhor Jesus e faco a obra por ele, pois por realizacao pessoal faria outras coisas para as quais tenho capacitacao. Tambem nao faco pelas, porque ha muito tempo aprendi que a maioria que se aproxima do pastor tem algum interesse por traz. Desejo de poder, desejo de aparecer, etc. Tambem aqueles que se opoem ao ministerio pastoral sao pessoas sem o amor de Deus, querem aparecer, ser estrelas...Aqueles que buscam ajuda, depois te esquecem. Pastor e um ser que vive numa grande ilusao, a ilusao de que e amado pelas pessoas...ele e somente usado. Por isso, aprendi a ser como eles, amo em primeiro lugar minha familia, pois eles irao estar comigo ate segurar as alcas do caixao. Por outro lado vejo outros pastores, verdadeiras estrelas tambem....."meu ministerio".....bla...bla...bla...cheios de orgulho e vaidade...uns se dizem espirituais....cheios do espirito santo....(minusculo) pois na verdade o deus deles e o dinheiro e a manipulacao...hoje qualquer "cabeca de bagre" {desculpem os bagres) dizem que foram chamados, e outros iguais a eles lhes impoem as maos e passam a ser pastores, gente que nunca leu a Biblia inteira sequer uma vez na vida...gente que nao conhece doutrina, nada....e nos que ralamos estudando, somos os "sem poder"...Tudo isso meus queridos....o povo...cheio de hipocrisia. Esses outros que se dizem pastores, e somos a eles comparados...essa sociedade evangelica mercantilista e hipocrita. Os lideres (donos de igreja), chamados fundadores (deveriam ser afundadores)....e tudo mais....me causa repulsa...o unico que nao me decepciona, e que me faz continuar...e o nosso SENHOR, o nosso Salvador....que deu a sua vida para salvar essa cambada. (Me perdoem o desabafo....pronto....falei!!!)

    ResponderExcluir
  28. li um livro chamado confissões de um pastor. pastoreio uma igreja também, e sofro na carne as dores do ministério, hoje fiquei arrazado com a incompreensão de um irmão que esta deixando nossa igreja para outra dizendo que lá ele vai trabalhar melhor, que tem mais afinidade e que vai crescer espiritualmente, parecia que eu estava levando uma facada, não tenho dormido normalmente há muito tempo, estudando para dar o melhor na igreja para o crescimento da igreja, e ouvir isso é realmente desanimador, na faculdade que estou fazendo, tem uma aula chamada problemas pastorais, tem me ajudado muito a lidar com as decepções do ministério, alguns pastores da Faculdade Batista de Teologia FABTO, tem pensado nesses futuros ministros, mas isso não impede de recebermos as decepções. Aprendi que nunca vou suprir o anseio de todos os irmãos,ou seja sempre vou decepcionar alguem, a valorizar mais minha familia, pois antes da igreja pastoreio minha familia, e no final do ministerio sera a unica que restara, um dia nao servirei mais para a igreja, e se nao cuidar da miha familia, colocar como prioridade a igreja, ficarei sem igreja e sem familia, mas administrar tem sido um desafio pra mim, nao tenho tempo pra mim, e minhas devocionais tem sido penosa, deus sabe nao escondo que realmente é dificil orar sem bocejar, estou procurando ser mais autentico com a igreja tambem, mostrar que tenho as mesmas crises, e no dia que discuti no transito, na mesma noite fui pregar, nao usei meu sermão, mas rasguei o coracao dizendo pequei, nao tenho condicoes de pregar hoje, chorei muito na frente da igreja e a igreja comigo, foi manifestacao de Deus, muitos vieram me abracar e orar comigo na frente, porem sempre tem os santarrões e os de dura cervis, mesmo assim senti um alivio e nao vivi a hipocresia ministerial que é muito facil nos enveredarmos, colocar a capa,
    fui missionario, outra classe solitaria e incompreendia, e percebo que as vezes nos mesmo pastores missionario alimentamos na igreja essa visao de heroi, de homem de ferro, somos exemplos sim, precisamos viver santidade sim, mas somos pecadores tambem, como qualquer outro crente. que deus nos de forca para cumprir, com alegria(dificil mas possive) o ministerio que recebemos do senhor jesus para dar testemunho do evangelho da graca de Deus. como paulo disse em atos 20:24

    ResponderExcluir
  29. ME ENCONTRO NA MESMA SITUAÇÃO MEU AMADO PASTOR, O TEMPO PASSA E A GENTE NÃO VE ACONTECER O QUE GOSTARIAMOS... AI DESANIMAMOS... O DESANIMO POR MUITO TEMPO EM NOS, NOS LEVA A FRUSTRAÇÃO, E É ASSIM QUE ESTOU ME SENTINDO NESTES DIAS, FRUSTRADO.... NÃO SEI O QUE FAZER COM ESSA SITUAÇÃO... AS VEZES PENSO EM PARAR, E COMO O IRMÃO DISSE, SENTAR EM UM BANCO DE IGREJA COMO UM MEMBRO, E ESPERAR JESUS VOLTAR....

    ResponderExcluir
  30. Pastores, venho dizer-lhes que Jesus sabe muito bem o que estão passando. Li alguns comentários acerca do desânimo ministerial que passam e não tenho noção do que sentem, porém, através do que dizem, percebo que devem observar que estamos "nos tempos do fim" o afeto natural das pessoas estão cada vez mais escassos e a igreja não é diferente, "o amor de muitos estão se esfriando" aquele amor esperado pelos pastores que se dedicam em oração que são honestos em seu modo de viver não são valorizados, porém exultai por ser assim, porque o vosso galardão não é daqui ou para ser entregue aqui e sim lá na glória naquele grande dia. Estava lendo acerca de quando Paulo fundou a igreja de Coríntio. foi chamado de desonesto por acharem que Paulo queria enriquecer em cima dos irmãos. Um homem que se doou ao ministério foi chamado de mentiroso. E quando disse aos Gálatas que tinha medo de ter trabalhado em vão por eles. Irmãos a cada dia que passa esta mais difícil este trabalho, mas fiquem firmes. Não há muitas vezes com quem desabafar, mas o Senhor esta sempre pronto a ouvi-los. Números 6 - Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!

    ResponderExcluir
  31. Olá.
    Eu não sou um pastor ou uma pastora, sou apenas uma ovelha que vai ao templo de Deus para louvar e adorar teu Santo Nome.. através dessas leituras que estão acima, me sinto na vontade de desabafar também, pois não tenho com quem falar. Sou uma ovelha que louva, fala do Amor de Deus, adora, ora, jejua e etc.... nasci num berço evangélico, 17 anos na igreja, mas agora nestes ultimo meses passados, sinto um desanimo dentro de mim, só tenho vontade de chorar, de sair da igreja e nunca mais voltar, pedir a essência da adoração, não consigo fazer mais nada na igreja, mas uma coisas eu ainda consigo, orar, clamo a Deus para ter misericórdia de mim, clamo para Ele me dar fome e sede não de pão e nem d'agua mas sim da palavra Dele, que Ele me concede a sabedoria, que me devolva o amor, a essência e que Ele possa continuar ao meu lado, porque mesmo com esse desanimo eu continuou indo para igreja ou melhor para a CASA DE DEUS, porque mesmo com as dificuldades eu estou buscando e lutando para vencer!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!