Introdução: O que é Preparo: Aptidão para determinada tarefa; Capacidade adquirida para executar uma função. O que não é Preparo: Não é uma capacidade nata; Não é adquirida por talento, dom ou herança.
1) DESPERDIÇOU O TEMPO DE DEUS PREOCUPADO COM AS COISAS MATERIAIS
·Jesus está falando de uma parábola (Geralmente história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral)
·Jesus está falando ao povo de algo real e vivencial na vida do povo: o egoísmo, problemas familiares.
·Quando não encontramos tempo para Deus em nossa agenda, estamos próximo ao fracasso da fé. "Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente" (Jó 1.5); "Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!" (Salmo 119.97).
·Os filhos do capitalismo não aprenderam as lições do limite, ganhar e ganhar é a máxima do capitalismo: Bill Gates, é o primeiro da lista dos 465 bilionários, com a fortuna de 90 bilhões de dólares. O co-fundador da empresa, Paul Allen, ficou em terceiro lugar, com 30 bilhões de dólares. O diretor da Microsoft, Steven Ballmer, em quarto lugar, com 19,5 bilhões de dólares. Eles querem mais.
·Cuidar das coisas materiais, ou tê-las em si mesmo não é pecado ou desagrado diante de Deus. (José, Abraão, Jacó, Daniel
·Substituir Deus em sua vida por causa das cousas materiais é um agravo terrível que coloca Deus em segundos planos na sua vida.
·Deus exige prioridade nas coisas espirituais se quisermos que Ele priorize as coisas materiais em nossas vidas.
·Tudo que não é prioridade é secundário. Quando você coloca Deus em segundo plano Ele não prioriza Suas bênçãos sobre sua vida. (instituição dos: dízimos, ofertas, esmolas, dia do Senhor) "Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas" (Lucas 13.31).
2) DESPERDIÇOU O TEMPO DE SUA FAMÍLIA PARA TER O MELHOR DESSA TERRA
· A usura e o egoísmo são o combustível para nos afastar das pessoas que nos amam (cônjuges, filhos, familiares, amigos, etc.).
· A família é o maior bem que alguém pode ter nessa terra, não se compra, não se paga, Deus dá.
· A preocupação demasiada com as coisas materiais é a causa da desconfiança nos relacionamentos. "Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança" (Lucas 12.13)
· O texto nos apresenta um problema familiar entre dois irmãos que brigavam por causa de dinheiro.
Uma pergunta pessoal: Você tem algum tipo de problema familiar?
· Nenhum sucesso financeiro compensa o fracasso familiar. Não precisamos tanto de dinheiro para viver quanto precisamos de uma família (Pv 30.8). O dinheiro compra coisas boas - família dá prazer, alegria, felicidade, contentamento, sonha com a gente - isso não se compra
· Os bens adquiridos na terra passam, todavia, os bens que Deus nos dá são para eternidade.
3) DESPERDIÇOU TODO SEU TEMPO DE PREPARO PARA A ETERNIDADE COM O PREPARO PARA O MUNDO PASSAGEIRO
· No mundo atual não temos tempo pra nada. Mas o tempo sempre foi o mesmo (ano: 360 dias; dia: 24h; hora: 3600s; minuto: 60s).
· Deus não mudou o tempo, nós perdemos a capacidade de administra nosso tempo corretamente;
· Oração de um sem tempo: “Deus, me perdoe, mas estou sem tempo, para te dizer que não tenho tempo, de separar um tempo, para passar um momento na Tua presença”.
· A Bíblia ensina que há um tempo determinado para tudo. " 1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Eclesiastes 3.1-8)
· O texto nos fala de um homem que trabalhou toda a vida para adquirir bens, e ele não estava errado. A reprovação de Jesus não estava no fato de o homem trabalhar para ter bens, mas na inversão das prioridades: ele passou toda sua vida preocupado com as coisas materiais, e não teve tempo de se preparar para a morte.
· A morte é a única certeza que todos nós temos nesse mundo.
· Quando ele pensou que iria descansar e desfrutar das suas riquezas acumuladas, Deus o chama para a eternidade
· A loucura desse homem não estava na riqueza acumulada, mas em se esquecer de Deus.
· Esse texto nos ensina que esse mundo é bom, mas passageiro, e a vida após a morte é eterna. (Lc 16.19-31).
· Priorizar o Reino de Deus nesse mundo é se preparar para uma vida na presença de Deus na eternidade. "então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo."(Mateus 25.34)
Conclusão:
1) Você está preparado para se encontrar com Deus?
2) Chegará o dia em que o Deus eterno dirá: “Basta!” e sua vida terá um fim quer você queira, quer não.
3) Palavras de Jesus: “porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”. (Lc 12.15b)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!