O natal é um momento único para o mundo cristão. É incrível lembrarmos que um dia Deus enviou nosso salvador Jesus Cristo, que em Nazaré veio trazer esperança para a humanidade. Esperança, está ai uma palavra importante e extremamente necessária para nossa geração.
ESPERANÇA
Certa vez, um entregador de um certo açougue de Brasília foi à casa de um cliente realizar mais uma entrega cotidiana. Ao bater na porta dos fundos, porta da cozinha, o proprietário abiu a porta, e o entregador viu uma grande e recheada mesa, repleta de comidas e guloseimas. O entregador, educadamente disse: “bom dia seu doutor, mesa farta heim...”, o cliente respondeu: “graças a Deus”, então o entregador disse: “eh, o Deus do rico não é o mesmo Deus do pobre não, lá em casa quando tem pão falta manteiga, quando tem manteiga falta pão...” Esta é a triste realidade de muitos brasileiros e família espalhadas pelo mundo, para elas, o natal não promete muita esperança.
Jesus veio trazer esperança para o mundo, isto é fato. Mas o mais intrigante é o fato de o mundo, na grande maioria cristão, pouco tem feito para mostrar Jesus através de comportamentos e ações que promovam um mundo melhor. Em seu livro “Conselhos Espirituais”, Dalai Lama, isto mesmo, Dalai Lama um monge budista Tibetano, disse que se os cristãos praticassem os ensinamentos de Cristo o mundo seria diferente. Isto é verdade. Um budista, que não segue os ensinamentos de Cristo reconhece que estes ensinamentos são capazes, se praticados, de mudar o mundo atual.
Eu tenho um sonho. O sonho de construirmos uma igreja para adoração, mas que em volta desta igreja tenhamos construídos salas de cursos profissionalizantes como cursos de técnico agrícola, técnico em meio ambiente, mecânica, informática, culinária, corte/costura, secretariado, música dentre outros. Uma igreja que anuncia as boas novas de salvação eterna, mas que faça a tranformação social através da educação e da profissionalização de jovens carentes. Quem sabe em vez de um par de sapatos, um diploma que dará um salário para toda a sua vida e para o sustento de sua família. Hoje eu não tenho recursos para realizar este sonho, por isso sigo sonhado, acreditando, lutando.
Infelizmente, para a igreja cristã contemporânea, o natal também se tornou um momento de sermões decorados, clichês, simbologias, danças e apresentações, mas algo tão vazio que já não atrai a sociedade, como o fazem tão bem os comércios. Comemorar o natal ao lado de nossos irmãos de fé, ricos e cheirosos, participar da ceia natalina organizada pelas irmãs da igreja são privilégio de poucos. A grande maioria das pessoas do mundo cristão estão fora desta realidade, deste privilégio.
Não sou o salvador do mundo, ele se chama Jesus Cristo, mas uma coisa quero fazer, trabalhar para que o verdadeiro sentido do natal seja vivenciado por todas as pessoas. Deus já lhes deu o presente que pode mudar sua realidade eterna, eu quero, enquanto igreja, dar-lhes um presente para mudar sua realidade presente, ainda neste mundo.
Quero sua ajuda! Vamos construir a igreja deste sonho, do sonho de dar esperança ao sem esperança, de em vez de darmos brinquedos e roupas como presentes, de darmos diplomas e esperança como presentes, de anunciarmos a salvação eterna, mas também de promovermos a salvação terrena, social, humana.
por: Alexandre Pevidor