segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PG - DEUS NOS CHAMA PARA MULTIPLICAR



"Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios." (Mt 14.14-20)

Jesus olha para as multidões famintas e se compadece delas. Chama os discípulos e lhes pergunta o que eles têm para comer. Dois peixes e cinco pães é a resposta. Realmente muito pouco para alimentar uma multidão. Mas a insuficiência humana é a suficiência de Deus.

Jesus pega aqueles dois peixes e cinco pães, dá graças ao Pai e devolve para as mãos dos seus discípulos oredenando que eles estejam indo alimentar aquela multidão composta de mais de 10 mil pessoas. É neste momento que o milagre acontece. Das mãos dos discípulos multiplica-se o pão e os peixes e o suprimento não acaba até que a multidão esteja saciada.

A primeira lição que devemos entender neste texto é de que quem toma a iniciativa de saciar a fome da multidão é o próprio Senhor. É Ele que sente a necessidade do povo. Os discípulos só pensavam neles mesmos, estavam exaustos e queriam descansar. O Senhor é movido pela compaixão, um sentimento muito forte que leva a pessoa a se identificar com a necessidade do outro como se fosse a sua própria necessidade. Provavelmente o Senhor mesmo, juntamente com os seus discípulos tivessem o necessário para aquelas próximas horas, mas a multidão que ali estava nada tinha para comer. Temos visto que Deus tem nos abençoado tremendamente e suprido as nossas necessidades. Mas o Senhor não completou a sua obra ainda. Existem as multidões famintas ao nosso derredor que precisam ser curadas, alimentadas porque são, nas palavras de Jesus, "ovelhas sem pastor." "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"(Mt 28.19).

A exemplo dos discípulos, muitas vezes estamos olhando somente para nós mesmos. Não vemos como Jesus vê. A Visão de Jesus contempla as multidões famintas e que não têm pastor. A Visão não fica olhando para as quatro paredes de um edifício e fica contente com o que vê. Quando temos a visão de “olhar para fora”veremos as necessidades espirituais de nossos vizinhos, de nossos colegas e amigos de nossos parentes, das pessoas que cruzamos nas ruas, bancos, supermercados, farmácias, etc, e não conseguiremos ficar indiferentes a isso, por conseguinte falamos do amor de Deus e convidamos para vir à nossa igreja e ao seu pg. "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda". (Jo 15.2).

A Visão contempla as multidões que estão lá fora, famintas e sem pastor. Jesus sabe das nossas condições e que não temos muito para oferecer. No entanto, ele nos envia para que esteja indo em Seu nome. O milagre da multiplicação acontece na medida que vemos as necessidades das multidões como Jesus vê e obedecemos a Sua palavra. À medida que procuramos sanar as necessidades das pessoas que nos rodeiam o milagre acontece da multiplicação acontece. Quantos deixam de ser multiplicadores por achar que nada podem fazer ou porque estão primeiramente olhando para as suas necessidades pessoais? Saia de você mesmo e procure ver as necessidades das pessoas que te rodeiam e você vai ficar surpreso com aquilo que o Senhor Jesus pode fazer através de você. "Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes."(Mt 25.23-30)

Seja um multiplicador de discípulos, faça novos servos para o Senhor Jesus, e você será tremendamente abençoado e próspero.

Pr Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!