segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PG - DEUS NOS CHAMA PARA MULTIPLICAR



"Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios." (Mt 14.14-20)

Jesus olha para as multidões famintas e se compadece delas. Chama os discípulos e lhes pergunta o que eles têm para comer. Dois peixes e cinco pães é a resposta. Realmente muito pouco para alimentar uma multidão. Mas a insuficiência humana é a suficiência de Deus.

Jesus pega aqueles dois peixes e cinco pães, dá graças ao Pai e devolve para as mãos dos seus discípulos oredenando que eles estejam indo alimentar aquela multidão composta de mais de 10 mil pessoas. É neste momento que o milagre acontece. Das mãos dos discípulos multiplica-se o pão e os peixes e o suprimento não acaba até que a multidão esteja saciada.

A primeira lição que devemos entender neste texto é de que quem toma a iniciativa de saciar a fome da multidão é o próprio Senhor. É Ele que sente a necessidade do povo. Os discípulos só pensavam neles mesmos, estavam exaustos e queriam descansar. O Senhor é movido pela compaixão, um sentimento muito forte que leva a pessoa a se identificar com a necessidade do outro como se fosse a sua própria necessidade. Provavelmente o Senhor mesmo, juntamente com os seus discípulos tivessem o necessário para aquelas próximas horas, mas a multidão que ali estava nada tinha para comer. Temos visto que Deus tem nos abençoado tremendamente e suprido as nossas necessidades. Mas o Senhor não completou a sua obra ainda. Existem as multidões famintas ao nosso derredor que precisam ser curadas, alimentadas porque são, nas palavras de Jesus, "ovelhas sem pastor." "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"(Mt 28.19).

A exemplo dos discípulos, muitas vezes estamos olhando somente para nós mesmos. Não vemos como Jesus vê. A Visão de Jesus contempla as multidões famintas e que não têm pastor. A Visão não fica olhando para as quatro paredes de um edifício e fica contente com o que vê. Quando temos a visão de “olhar para fora”veremos as necessidades espirituais de nossos vizinhos, de nossos colegas e amigos de nossos parentes, das pessoas que cruzamos nas ruas, bancos, supermercados, farmácias, etc, e não conseguiremos ficar indiferentes a isso, por conseguinte falamos do amor de Deus e convidamos para vir à nossa igreja e ao seu pg. "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda". (Jo 15.2).

A Visão contempla as multidões que estão lá fora, famintas e sem pastor. Jesus sabe das nossas condições e que não temos muito para oferecer. No entanto, ele nos envia para que esteja indo em Seu nome. O milagre da multiplicação acontece na medida que vemos as necessidades das multidões como Jesus vê e obedecemos a Sua palavra. À medida que procuramos sanar as necessidades das pessoas que nos rodeiam o milagre acontece da multiplicação acontece. Quantos deixam de ser multiplicadores por achar que nada podem fazer ou porque estão primeiramente olhando para as suas necessidades pessoais? Saia de você mesmo e procure ver as necessidades das pessoas que te rodeiam e você vai ficar surpreso com aquilo que o Senhor Jesus pode fazer através de você. "Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes."(Mt 25.23-30)

Seja um multiplicador de discípulos, faça novos servos para o Senhor Jesus, e você será tremendamente abençoado e próspero.

Pr Pevidor

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PG - CRIADOS COM UMA MISSÃO


Você foi criado com uma missão.
" Da mesma maneira que Tu me deste uma missão no mundo, eu também dei para eles.” João 17:18 (Trad. Livre da Versão Message) " A coisa mais importante é que eu complete minha missão, a obra que o Senhor me deu para executar.” At 20:24 (NCV) Deus está atuando no mundo e deseja que você se junte a Ele. Esse compromisso é chamado de sua missão, e é diferente de seu ministério. Seu ministério é o seu serviço dirigido para os crentes no Corpo de Cristo, enquanto que sua missão é seu serviço para os não crentes no mundo. Você foi criado para os dois. Sua missão de vida é tanto compartilhada, como específica. Uma parte diz respeito a você compartilhar com os outros crentes; outra parte é um compromisso que é exclusivamente seu.

Nossa palavra “missão” vem de uma palavra latina que significa “enviar”. Ser cristão significa ser enviado ao mundo como representante de Jesus Cristo. Ele disse: “Assim como o Pai me enviou, eu envio vocês”. Jesus entendeu claramente sua missão de vida na terra. Com a idade de 12 anos Ele disse: “Meu negócio é fazer a vontade do Pai.” Vinte e um anos mais tarde, morrendo na cruz, Ele disse: “Está consumado”. Como capas de um livro, estas duas declarações incorporam uma vida dirigida com propósitos perfeitamente vivida. Ele completou a missão que o Pai lhe dera.

A missão de Jesus, enquanto aqui na terra, é agora nossa missão, desde que somos o Corpo de Cristo. O que Jesus fez através de seu corpo físico, nós precisamos fazer agora através de seu corpo espiritual, a igreja. Qual é esta missão? Apresentar pessoas a Deus! A Bíblia diz: “Cristo nos transformou de inimigos em seus amigos, e nos deu o desafio de fazer os outros seus amigos também”. Deus quer redimir os seres humanos de Satanás e reconciliá-los consigo mesmo de modo que possamos preencher os cinco propósitos para os quais fomos criados: amar a Deus; ser parte de Sua família; tornarmo-nos semelhantes a Ele; servi-Lo; e falar aos outros a respeito dEle. Uma vez que somos dEle, Deus nos usa para alcançarmos os outros através desses cinco propósitos. Ele nos salva e nos envia. A Bíblia diz: “Fomos enviados para falar de Cristo”.

Somos os mensageiros do amor e dos propósitos de Deus para este mundo. Há muitas razões porque você deve levar sua missão a sério:


1) Jesus ordena que continuemos Sua missão

Ele nos chama não apenas para irmos a Ele, mas também para irmos em nome dEle. Esta missão é tão importante, que Jesus a repetiu por cinco vezes em cinco lugares diferentes e em cinco livros diferentes da Bíblia. É como se, de fato, Ele estivesse dizendo: “Quero mesmo que você faça isto!” Estude essas cinco comissões de Jesus e você aprenderá em detalhes sobre sua missão na terra – o quando, o onde, o por quê e o como. Numa dessas ocasiões, Jesus disse: “Vão às pessoas de todas as nações e façam discípulos. Batizem em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinem todas as coisas que deixei com vocês”. Esta Grande Comissão não foi dada apenas aos pastores, mas a todos os seguidores de Jesus. Observe que essas palavras não são a Grande Sugestão. Sua missão é mandatária, não é opcional, se você é parte da família de Deus. Jesus disse: “Todo aquele que se distrai do trabalho que planejei para ele, não é capaz do reino dos Céus”.

Você precisa se conscientizar de que Deus deixou uma responsabilidade com você a respeito dos não crentes que vivem ao seu redor. A Bíblia diz: “...você deve avisá-los para que vivam. Se você não falar e avisar o ímpio dos seus maus caminhos, eles morrerão em seus pecados. Mas eu vou responsabilizar você pela morte dele”. Você pode ser o único cristão que as pessoas vão conhecer durante toda a vida e sua missão é compartilhar Jesus com elas.


2) Sua missão é um grande privilégio

Embora seja uma profunda responsabilidade, é também uma honra incrível ser usado por Deus. Paulo disse: “Deus nos tem dado o privilégio de avisar a todos para se aproximarem e se reconciliarem com ele". Sua missão envolve dois grandes privilégios: trabalhar com Deus e representá-lO. Tornamo-nos parceiros de Deus na construção de Seu Reino. Paulo nos chama de “colaboradores” e diz “Somos parceiros juntos com Deus".
Jesus nos assegura a salvação, coloca-nos em Sua família, dá-nos Seu Espírito e nos faz Seus agentes no mundo. A Bíblia diz que: “Nós somos seus representantes. Deus nos usa para persuadirmos homens e mulheres, para deixarmos de lado nossas diferenças, entrarmos no trabalho de Deus e para tornarmos as coisas justas entre si. Falamos por Cristo mesmo agora: tornem-se amigos de Deus; Ele é sempre amigo de vocês”.


3) Sua missão é a maior coisa que você pode fazer por alguém

Se seu vizinho tem câncer, ou AIDS, e você conhece o remédio, seria criminoso de sua parte não revelar esse processo de cura. É ainda pior guardar segredo da maneira de como se têm o perdão, a paz, o propósito e a vida eterna. Temos a notícia mais importante do mundo e compartilhá-la é o gesto de maior gentileza que você pode mostrar por alguém. Os cristãos, com mais tempo de fé, esquecem facilmente como é se sentir sem esperança quando não temos Jesus como Salvador. Devemos lembrar que todos precisam de Jesus, não importa quão felizes ou bem sucedidos os homens possam ser. Sem Cristo, eles não têm esperança, estão perdidos e estão indo para a eterna separação de Deus. A Bíblia diz: “Jesus é o único caminho para salvação das pessoas".


4) Sua missão tem um significado eterno

Vai impactar o destino eterno das pessoas, desse modo é mais importante que qualquer trabalho, realização ou objetivo que você alcance durante sua vida na terra. As conseqüências de sua missão vão durar para sempre. Nada mais que você faça será tão importante para as pessoas como ajudá-las a estabelecer uma relação eterna com Deus. Isto nos revela o quão urgente é a nossa missão. Jesus disse: “Todos nós devemos realizar as tarefas que nos foram dadas por aquele que me enviou, o mais depressa possível, pois a noite chega e o tempo do trabalho expira". O relógio da eternidade está batendo, contando as horas de nossa missão de vida, assim não atrase um dia a mais. Comece sua missão de alcançar as pessoas agora! Teremos uma eternidade para celebrar com aqueles que levamos a Jesus, mas temos apenas nosso tempo de vida terrena para alcançá-los.

5) Sua missão dá um significado a sua vida
William James disse certa vez: "O melhor uso da vida é gastá-la em algo que dure para sempre." A verdade é que somente o Reino de Deus é eterno. Tudo na terra vai desaparecer um dia. Sabendo disso, por que você iria dar prioridade a qualquer outra coisa? Paulo disse: "Minha vida não vale nada se não for usada para fazer o trabalho que me foi dado pelo Senhor Jesus - o trabalho de falar aos outros sobre as boas novas da maravilhosa bondade e do amor de Deus". Se você falhar em sua missão, você terá desperdiçado a vida que Deus lhe deu. Por outro lado, se apenas uma pessoa for para o céu por sua causa, sua vida não vai ser considerada como falha. Você não foi colocado na terra para nada fazer ou apenas viver para si mesmo. Deus o convida para participar do que Ele está fazendo no mundo. Sempre que você vir Deus trabalhando, saiba que há um convite para você se juntar a Ele.


O tempo histórico de Deus para a conclusão de seu plano no mundo está relacionado com o completar a missão que Ele lhe deu. Hoje em dia, há um grande interesse na segunda vinda de Cristo e no fim do mundo. Quando isso vai acontecer? Os discípulos fizeram essa pergunta a Jesus exatamente antes Dele subir ao céu e Sua resposta foi muito reveladora. Ele disse: "Não compete a vocês saberem dos tempos e das datas que o Pai determinou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder quando o Espírito Santo habitar em vocês; e serão minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra".


Quando os discípulos quiseram falar sobre profecias, Jesus rapidamente mudou a conversa para evangelismo! Ele queria que os discípulos se concentrassem na missão que haviam recebido. Jesus disse: “Os detalhes do meu retorno não são da conta de vocês. Seu negócio é a missão que lhes dei. Concentrem-se nela!” Especular sobre o tempo da volta de Cristo é uma futilidade desde que Jesus disse: “Ninguém sabe a respeito do dia e da hora, nem mesmo os anjos do céu , nem o Filho, mas somente o Pai”. Ora, desde que Jesus disse: “Nem eu mesmo sei o dia e a hora”, por que estamos nós tentando descobrir? O que sabemos com certeza é o seguinte: Jesus não voltará até que todos tenham ouvido as Boas Novas que ele quer que ouçam. Jesus disse: “As Boas Novas sobre o reino de Deus serão pregadas em todo o mundo, a todas as nações. Então virá o fim.” Se você quer que Jesus volte logo, concentre-se em cumprir sua missão e não perca tempo com profecias.


6) Completar sua missão significa dar glórias a Deus
Na noite antes de ser crucificado Jesus conversou com o Pai: “Eu trouxe a Tua glória para o mundo por completar a obra que tu me deste.” Você será capaz de dizer isso ao final de sua vida? É para isso que você foi criado e este é o alvo de sua vida. Deus abençoa a vida dedicada ao seu reino Jesus disse: “Mais do que tudo, ponha a obra de Deus em primeiro lugar e faça o que ele quer. Então as demais coisas serão acrescentadas a vocês.” O segredo de ser abençoado por Deus é participar da agenda divina para o mundo – ser parte do que ele está realizando na terra. Em vez de orar: "Deus, abençoa o que eu quero fazer”, ore assim “Deus, ajuda-me a fazer o que estás abençoando!" Todas as manhãs ore: “Pai, sei que hoje estarás fazendo coisas maravilhosas aqui na terra, e eu gostaria de ter o privilégio de ser incluído em algumas delas". Cumprir a sua missão para a qual foi criado, vai requerer de você abandonar sua agenda e se ajustar à agenda de Deus. Davi orou: "Tira de mim a vontade de fazer qualquer outra coisa que não seja da Tua vontade".


Sua missão começa no momento em que você diz “sim” a Deus em obediência, fé e amor. Você pode pensar em qualquer razão válida que tire você da possibilidade de fazer esse compromisso? A Bíblia diz: “Doe-se completamente a Deus – cada parte do seu ser – pois você foi livrado da morte e vai desejar ser um instrumento nas mãos de Deus, para ser usado para os Seus bons propósitos". Por que não tirar um tempo agora e se comprometer com os propósitos de sua vida?


Rick Warren - (Trad. Erasmo Vieira)