quinta-feira, 30 de abril de 2015

E NADA ME FALTARÁ

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23.1)
 Eu sempre gostei de observar a natureza. Todos os dias amanhecem, e vemos flores de diversas 
cores, plantas de diversos tamanhos e animais de todo o tipo despertando para um novo dia. Eles não plantam, não semeiam, não poupam e nem por isso passam dificuldade. Acordam todas as manhãs com a certeza que vão encontrar tudo que necessitam para sua sobrevivência.
No início da história da humanidade, no Jardim do Éden, Adão e Eva viviam na total dependência de Deus. Deus disse a eles que o Jardim forneceria todo o tipo de necessidades que eles tivessem, disse que eles não precisavam se preocupar, porque o lar que Deus deu a eles seria capaz de providenciar, alimento, abrigo, conforto, lazer, ou seja, suprir todas as necessidades deles.
O pecado, quando entrou na natureza humana desconfigurou a capacidade do ser humano de viver na dependência de Deus. Hoje nós somos dependentes de relacionamentos, somos dependentes de dinheiro, somos dependentes de remédios, e quando uma sombra de luta financeira bate a nossa porta nós ficamos perplexos e completamente sem chão. Quando ficamos desempregados logos imaginamos como pagaremos nossas contas, como supriremos nossa dispensa, como cumpriremos nossos compromissos, todavia, a única coisa que pensamos é em confiar que Deus vai providenciar.
O Salmo  23 nos ensina que quando o SENHOR é o nosso pastor, absolutamente nada vai nos faltar, nem comida, nem bebida, nem saúde, nem finanças, ou seja, em todas as áreas da nossa vida Deus vai providenciar sustento. Mas para que isto aconteça em sua vida, o Deus da Bíblia precisa ser o “seu pastor”, aquele em que você deposita sua confiança e sua dependência nEle, aquele que você procura quando as situações adversas te provam, aquele que estará sempre à sua frente dirigindo seus passos.

Quer viver na providência de Deus, deixe que Ele seja o Pastor de sua vida, e tudo será diferente.

terça-feira, 28 de abril de 2015

ENFRENTANDO O MEDO

"Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” (Gênesis 3.10)
 A vida é muito difícil, e em muitos casos  as derrotas, os fracassos e os problemas que enfrentamos no decorrer de nossa vida acabam minando nossa capacidade de desenvolver coragem para enfrentar as situações adversas. Uma pessoa que sofre um grave acidente geralmente fica com medo de dirigir novamente; alguém que sofre uma decepção amorosa como uma traição, geralmente tem medo de enfrentar um novo relacionamento; um investidor financeiro que depositou suas economias em um banco que venha a quebrar e dar o calote nos clientes ficaria com medo de depositar suas economias em qualquer outra agência bancária.
Hoje quero falar sobre medo. Todos nós somos acometidos deste mal chamado medo. O medo é importante, desde que em doses pequenas. Quando temos medo somos mais cautelosos em nossas ações, todavia, quando o medo se torna um mal crônico, nos impedindo de termos uma vida normal, então isso se torna um grande problema e precisamos de ajuda. Davi, antes de se tornar rei de Israel teve medo de enfrentar o rei Saul, e fugindo se escondeu dentro de uma caverna chamada Adulão. O grande profeta Elias, fugindo da rainha Jezabel e de seu marido Acabe, fugiu e se escondeu em uma caverna no monte Sinai.  Você poderia dizer: “mas se estes homens tiveram medo e fugiram, porque eu não poderia sentir medo também?” sim, você pode ter medo, todavia, a história mostra que após algum tempo se escondendo, estes homens saíram da caverna, deixaram o medo de lado, e continuaram sua missão. Davi mesmo veio a se tornar rei de Israel.

O medo é importante na vida, desde que ele esteja blindado com a fé em Deus. Medo sem fé leva ao desespero, à inércia, à incapacidade e à derrota. Medo protegido pela fé te leva a recuar por um momento, mas confiando que Deus sempre está no controle. Em Hebreus 11.1 lemos que “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”, ou seja, confiando em Deus você pode passar por momentos tempestuosos, e mesmo assim jamais deixará de lutar, de acreditar, de tentar novamente.

A melhor maneira de você enfrentar seus medos é aumentando sua fé em Deus. Deus é soberano e Ele sempre está no controle de absolutamente tudo em nossa vida. Quando você tiver passando por momentos de medo, não faça de uma caverna sua moradia, mas busque em Deus forças e fé para vencer seus medos e continuar sua luta.


Deus fortaleça sua fé.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

...QUANDO SE PERDE ALGUÉM

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12.7)
 A humanidade vive a milhares de anos sobre a terra. Neste período nós nos adaptamos as diversas mudanças de ambiente, de clima e nos acostumamos a estas mudanças para a nossa própria sobrevivência. Grandes peregrinações foram feitas no passado em busca de alimentos, em épocas de transição climática nossos antepassados migravam de uma região atacada pelo inverno rígido, indo para regiões de clima mais temperados com o objetivo de proteção, abrigo e alimento. Ou seja, a humanidade sempre fez essas peregrinações, se adaptando sempre aos problemas do clima e da necessidade de sustento.
Por mais que a humanidade tenha vivido a milhares de anos na terra e se adaptado a todos os tipos de problemas encontrados, há algo que sempre trouxe sofrimento, e nós nunca nos acostumamos, a morte. A dor mais terrível que alguém pode sofrer é quando se perde alguém querido, uma pessoa de nosso convívio íntimo. A morte nos trás um sentimento de perda, de ausência, com a morte sabemos que jamais veremos aquela pessoa querida, jamais conversaremos, abraçaremos, jamais beijaremos aquela pessoa querida. Com a morte perdemos também a oportunidade de pedir perdão e de perdoar, com a morte perdemos também a oportunidade de fazer o bem, de fazer aquela vontade da pessoa querida, com a morte o fim se estabelece sem qualquer chance de voltar atrás.

Quero aconselhar a quem perdeu pessoas queridas a não reclamar com Deus dizendo “porque Deus?”, mas a agradecer a Deus todo o tempo que Ele permitiu que você vivesse ao lado desta pessoa querida que você perdeu para a morte. Semeie lembranças boas de momentos, das rizadas e das comemorações felizes que tiveram em vida. Agradeça a Deus pelo pouco ou pelo muito, mas pelos momentos que Deus permitiu que vocês vivessem juntos. A vida é uma dádiva de Deus, e Ele, nos abençoa com pessoas queridas por um tempo nesta vida, mas sem pedir licença Ele mesmo os leva para junto dEle.


Não vamos nos acostumar com a perda da vida para a morte, mas podemos cultivar alegria, mesmo após a morte de uma pessoa amada, relembrando momentos felizes.

ESCOLHENDO UM CAMINHO MAIS DIFÍCIL

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mateus 7.13-14)
 
A vida não é fácil. Todos os dias tomamos decisões que são importantes e nada fácil de se decidir. A maioria das nossas decisões são importantes porque a decisão afetará seriamente nossa vida, dependendo do rumo que tomarmos diante destas decisões. Podemos tomar decisões que nos trarão felicidades e prosperidade, ou podemos tomar decisões que nos trarão sofrimento, dor e ruína.

Desde o início da história da humanidade nossos primeiros pais, Adão e Eva precisavam tomar decisões importantes. Neste caso, entre obedecer a voz de Deus que disse que “não deveriam comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim”. Deus disse: “comam de tudo, exceto do fruto da árvore que está no meio do jardim do Éden”. Nesta história entra o diabo, que é nosso inimigo, entra na casa deste casal e faz uma proposta diferente da que Deus havia feito para eles. O diabo diz a eles que é mais fácil não fazer o que Deus ordena, do que andar na obediência de Deus. Adão e Eva escolhem pelo caminho mais fácil, e comem o fruto proibido.

Desde então, todos nós somos tomados pelas decisões sempre mais fáceis. É mais fácil dar o calote do que passar aperto e pagar uma conta atrasada; é mais fácil divorciar do que cada um no casamento pagar o preço de ambos exercerem seu papel na felicidade do casal; é mais fácil dar presentes caros para os filhos do que sacrificar o trabalho para dar sua presença na criação deles; é mais fácil fazer obras de caridade do que seguir os mandamentos de Deus para ter a garantia da salvação; é mais fácil fazer trabalhos ilegais do que trabalhar duro para ter uma vida financeira mais confortável.

Todas as propostas de uma vida fácil com tomadas de decisões fáceis feitas pelo diabo a Adão e Eva tiveram resultados catastróficos, mas a intensão do diabo sempre é oferecer decisões fáceis para as pessoas sem, contudo, mostrar os resultados terríveis que acompanham a maioria destas fáceis decisões.  Tudo que vem fácil devemos desconfiar, minha mãe sempre dizia: “quando a oferta é muito o santo desconfia”. Não existe vitória sem lutas, não existe sucesso sem preço, não existe conquista sem investimento. Na sua vida, muitas tomadas de decisões serão importantes, mas para você ser um vencedor, quase sempre você precisará fazer as escolhas por caminhos mais difíceis.


Que Deus te abençoe em suas escolhas.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

QUANDO TUDO DIZ QUE NÃO
“Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14.15)

O povo de Israel estava vivendo um momento único em sua vida. Quatro gerações ansiavam por este momento na qual eles sairiam do Egito, deixando para trás a escravidão, o sofrimento, o medo e o choro. Agora eles caminhavam pelo deserto rumo a uma terra prometida por Deus, terra próspera, que manava leite e mel, terra produtiva, e acima de tudo, sua terra própria herdada pelo próprio Deus. Eu fico imaginando a alegria de mais de dois milhões de pessoas deixando o sofrimento e caminhando para a realização de um sonho antigo, sonho de seus antepassados avós e bisavós. Fico imaginando que eles comentavam entre si: o que farão na sua nova terra, como construirão suas casas, o que plantarão em suas terras, que animais vão criar, pensamentos típicos de pessoas que sempre sonhavam com a realização de algo, e quando este dia se aproxima fica comentando a todo o memento como será.
A alegria dos israelitas era muito grande, mas logo veio a decepção. Alguns quilômetros do Egito eles se depararam com uma enorme barreira entre a vida e a morte, entre a liberdade e a escravidão, entre a vitória e o fracasso, entre o sonho e o pesadelo. Encurralados, eles estavam entre duas cadeias de montanhas do seu lado direito e do seu lado esquerdo, atrás o exército do Faraó se aproximava a toda velocidade com a intensão de escravizar novamente os israelitas, e à sua frente um mar instransponível, o Mar Vermelho. Os israelitas estavam diante de um dilema que afeta a vida de muitas pessoas: “tudo a nossa volta diz que não”. No caso dos israelitas subir as montanhas era impossível, atravessar o Mar Vermelho instransponível e enfrentar o exército de Faraó morte na certa.
O que fazer diante de uma situação assim? Algumas pessoas pensariam em suicídio, outras pessoas em se render e voltar á escravidão e ao sofrimento, mas quando os israelitas reclamam com seu pastor Moisés e este pede a Deus uma solução, a resposta de Deus foi inesperada “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”. Como assim? Marchar? E o Mar Vermelho? Deus não está vendo que existe um mar bem à nossa frente?.... A resposta seria: Sim! Deus está vendo o Mar Vermelho bem à sua frente, mas você é que não está vendo as possibilidades que Deus está vendo. Os israelitas viam um mar à sua frente, Deus estava vendo terra seca bem à frente deles.
Quando tudo diz que não em nossa vida, muitas vezes desanimamos, desistimos e cedemos ao sofrimento e à desilusão. Quando você deixa de olhar para as dificuldades e passa a ver a vida do ponto de vista de Deus, até mesmo um mar de dificuldades, um mar de impossibilidades, um mar de negatividades pode se transformar em vitórias se você aprender a confiar em Deus. Deus não entendeu porque o povo parou, se Deus estava com eles não havia motivos para desistirem da sua vitória, mesmo que houvesse um mar de impossibilidades à sua frente eles deveriam avançar e jamais parar ou recuar.
Tenha fé em Deus. Entregue sua vida e sua confiança em Deus, e mesmo que tudo diga não, Deus abrirá o mar à sua frente e você caminhará rumo à sua vitória.
Confie em Deus
BAIXA AUTOESTIMA
“Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência” (1 Samuel 17.42)

O livro de primeiro Samuel conta a história épica da luta entre um gigante e um rapaz de pequena estatura, de um soldado preparado contra um pastor de ovelhas, das possibilidades contra as dificuldades. Quando lemos esta fantástica história da Bíblia, vemos que na vida nem tudo está perdido, e que precisamos cuidar das palavras que são direcionadas a nós, pois muitas delas são palavras negativas e derrotistas.
A passagem que lemos fala de um jovem rapaz com pouco mais de um metro e sessenta de altura, sem qualquer preparo para a guerra enfrentando um gigante com mais de três metros de altura, soldado altamente preparado desde sua juventude para a guerra. Mas por incrível que pareça, o gigante Golias mesmo empunhando uma espada, escudo e vestido de uma forte armadura de guerra não usou estes instrumentos para destruir o jovem Davi. O texto sagrado diz que Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. O gigante Golias usou uma arma secreta que é capaz de destruir muitas pessoas antes mesmo de começar a batalha: a arma de diminuir as pessoas com palavras. Golias tentou diminuir Davi usando palavras negativas a seu respeito, pela sua cor, pela cor de seu cabelo e pela sua aparência. A Bíblia diz que o gigante Golias “desprezou Davi”.
A arma de atentar contra a autoestima de uma pessoa é muito poderosa, pois por mais que uma pessoa tenha todo o preparo do mundo, tenha os melhores equipamentos para vencer na vida, se ela não acreditar que pode vencer, será derrotada antes mesmo de começar a lutar. Em João 10.10 lemos que “o diabo vem para roubar, matar e destruir”, e a maior arma que o diabo tem usado com sucesso para destruir as pessoas e levando elas a acreditarem que não é ninguém, é tentando diminuir a pessoa ao ponto dela não ter mais forças para enfrentar seus gigantes diários.
Davi precisava vencer o gigante da baixa autoestima se quisesse vencer o gigante Golias. Davi precisava confiar em Deus e acreditar que Deus lhe faria vencedor. Davi precisa se fazer surdo às ofensas proferidas pelo gigante Golias se quisesse enfrenta-lo e vence-lo. Você sempre vai ouvir palavras negativas vindo de outras pessoas contra você. Muitas pessoas, movidas pela inveja vão te direcionar palavras e frases com a finalidade de te diminuir, de tirar seu ânimo, de te derrotar mesmo antes de começar a lutar. Jamais dê ouvidos à palavras pessimistas, negativas ou derrotistas, e mesmo que o gigante da baixa autoestima se coloque diante de você com afirmações, olhares e frases negativas ao seu respeito, confie em Deus, pois mesmo que o mundo inteiro te desprezar, Deus, que te fez e te ama, acreditará em você, e em nome de Deus você será um vencedor.
Jamais desista.
IMPOTENCIA DIANTE DOS PROBLEMAS
“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Samuel 17.45)
 Davi era um jovem rapaz diante de uma enorme tarefa: vencer o gigante filisteu Golias. Ninguém
queria essa luta, nem mesmo o exército de Israel queria enfrentar o exército dos filisteus por causa deste gigante Golias. O gigante era um grande problema na vida dos israelitas e, naquele momento todos eles imaginavam que a derrota era real, pois eles até poderiam lutar e vencer os soldados filisteus, mas o gigante Golias era um problemão, era uma pedra no sapato, era um entrave que impedia a vitória dos israelitas.

Davi se colocou entre a possibilidade de alcançar a vitória vencendo o gigante Golias, ou ficar recuado, com medo, se sentindo impotente, vendo a possibilidade de vitória passar, como estava o exército israelita. Ele poderia tentar ou poderia desistir sem ao menos tentar. Davi poderia lutar com a possibilidade de vencer, ou poderia se render sem ao menos tentar lutar.
Muitas vezes em nossa vida somos tomados de grande medo e de um sentimento de impotência diante dos problemas. Em muitos casos nos sentimos incapazes de lutar porque os problemas se agigantam em nossa frente de tal forma que nos sentimos pequenos e impotentes diante deles. Quantas pessoas desistem de lutar, se rendem antes mesmo de tentar, quantas pessoas vivem como derrotados sem ao menos lutar. Vejo em muitos lares casais partindo para o divórcio sem ao menos tentar consertar o que está causando conflito no relacionamento conjugal; vejo muitas pessoas que tem um enorme potencial profissional, mas não tentam uma vida melhor, uma oportunidade melhor e se acomodam em um trabalho que mais produz frustração do que realização, mas por se sentir impotentes diante do mercado de trabalho simplesmente desistem.
Para muitas pessoas há um gigante chamado Impotência diante dos Problemas. O gigante Golias estava entre Davi e sua vitória. O gigante Golias era a possibilidade da derrota e da frustração de Davi, mas o pequeno Davi não estava disposto a abrir mão de sua vitória antes de tentar derrubar este gigante. Ele acreditou, confiou em Deus, partiu para a batalha e venceu o gigante Golias. Nunca desista, se o gigante da impotência diante dos problemas que você tem enfrentado está parado entre você e sua conquista, parta para a guerra, e com fé em Deus e  mãos à obra você vencerá.
Pr Alexandre Pevidor

segunda-feira, 20 de abril de 2015

TEMPESTADE EM COPO D’ÁGUA
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” (1 Samuel 17.45)
 A nossa vida é uma série de batalhas. Fato é que ninguém vai viver sem lutas e batalhas. As nossas lutas são pessoais e personalizadas, ou seja, cada um de nós, individualmente vamos passar por momentos difíceis mais cedo ou mais tarde. Eu cresci ouvindo meu avô dizer que um boxeador começa a perder a luta antes mesmo de entrar no ringue, quando as ameaças do adversário, quando o poder nocauteador e as estatísticas do adversário pensam contra o desafiante e ele sente o peso desta luta dias ou momentos antes de encarar o seu opoente, então ele já está praticamente noucateado, os momentos de luta dentro do ringue só reforçarão o fato de que o oponente já se rendeu à derrota antes mesmo de começar a lutar.
 Creio que você já tenha escutado a frase: “tempestade em copo d’água”. Então, muitos de nós começamos a perder uma luta antes mesmo de começarmos a lutar quando valorizamos demasiadamente o problema, as dificuldades, os adversários. Davi tinha todas as estatísticas contra ele. Era um homem de pequena estatura, com estatura média de 1.60 metros, nunca havia lutado em uma guerra, não sabia manusear uma espada e em contrapartida, seu oponente, o gigante Golias tinha uma estatura média de 5 metros, era um hábil espadachim, acostumado a grandes batalhas e iniciou um ataque contra o pequeno Davi com palavras de afronta. Nos versículos 42, 43 e 44 vemos como Golias tenta desestabilizar Davi com as palavras quando diz:  “Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo”. Percebemos que o gigante Golias era habilidoso também em amedrontar seus adversários com palavras negativas. Davi sem se importar com as palavras negativas do gigante Golias ignorou completamente seu tamanho, sua habilidade bélica e suas palavras e, também com as palavras Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado(45), enfrentou este gigante e o venceu.

 Talvez qualquer um de nós, no lugar de Davi teríamos feito uma tempestade em copo d’água, dando muito valor às palavras de Golias, e teríamos fugido, abrindo mão da nossa vitória. Isso nos dá uma tremenda lição, de que você dá a dimensão que você quiser dar aos seus problemas, aos gigantes que se levantam todos os dias contra você. Você pode perder uma luta antes mesmo de entrar no ringue, você começa a ser nocauteado quando dá aos problemas uma dimensão maior que eles verdadeiramente têm. Então não faça tempestade em copo d’água, mesmo que o gigante pareça grande e poderoso, confie em Deus que te dará a vitória se você não fugir, não desistir, mas enfrentar seus gigantes de cabeça erguida.
 Davi venceu o gigante Golias. Você pode vencer todos os Golias que surgirem contra você. Basta encarar seus problemas, mesmo que sejam grandes, tratando-os como insignificantes que são diante de Deus e de uma vida de fé.
 Seja um vencedor.