sexta-feira, 11 de julho de 2014

Abraão: Desafio de Acreditar no Inacreditável

SÉRIE: HOMENS COMUNS COM GRANDES DESAFIOS
“Abraão: Desafio de Acreditar no Inacreditável”

Texto Básico: Gn 12.1-3
Introdução
·   Alberto Santos Dumont acreditou que poderia inventar um objeto que faria o homem voar, em uma época em que somente pássaros voavam.

Narrativa:
·   Abrão era filho de Tera e eram em três irmãos homens: Abrão, Naor e Harã; (11.26)
·   Os três irmãos se casam, sendo Abrão com Sarai, e Naor com Milca; (11.29)
·   Um irmão de Abrão, Harã, morre ainda jovem na sua terra natal “Ur”; (11.28)
·   Como diz  Aben Ezra (Judeu intelectual {1093-1167}) : “Ele não respeitou o tempo de sua morte, porque ele foi antes de seu pai”;
·   Depois do falecimento de seu filho caçula, Tera decide se mudar de Ur (ao Sul) para Canaã, todavia passando por Harã, decide Tera estabelecer moradia ali; (11.31)
·   Harã era uma cidade que ficava ao norte da Mesopotâmia, às margens do rio Balique, um afluente do Eufrates, ambos formados pelo derretimento das geleiras nas montanhas;
·   Na cidade de Harã, Tera, pai de Abrão morre aos 205 anos de idade; (11.32)
·   Abrão era um homem feliz, realizado profissionalmente, feliz no casamento, feliz com seus familiares, mas Algo lhe incomodava, Sarai era estéril.
o   Abrão nunca teria um sucessor em seus negócios, Abraão nunca teria a continuidade de seu nome, Abrão não teria história.
·   Ali, em Harã, Deus chama Abrão e lhe faz promessas de ter uma grande e próspera geração. “de ti farei uma grande nação” (12.2)

1. A FÉ ESTÁ LIGADA À OBEDIENCIA À PALAVRA DE DEUS
“disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” (Gn 12.1)
·       Abrão era um homem financeiramente estabelecido. “Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro“ (13.2);
·       Tanto Ur quanto Harã era região prospera para a agricultura e para a pecuária (atividades de Abraão e seus familiares);
·       A promessa de Abraão e Sara terem um filho estava baseada na sua capacidade de “crer” no impossível;
·       Ser cristão, ter fé nunca foi fácil!
o   “Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã” (12.4)
o   “Havia fome naquela terra” (12.10)

·       Deus desafia Abraão a obedecer mesmo que isso lhe custasse circunstancias adversas;
·       Era clinicamente impossível Abraão e Sara terem um filho;
·       Ou Abraão e Sara se apegavam na fé, ou morreriam imaginando o que seria “ter um filho”;
·       A promessa de Deus fazer o impossível na vida deste casal estava diretamente relacionada a sua capacidade de “ter fé”;
·       No NT, fé e fidelidade são expressões  com a mesma raiz (pistiv): convicção da verdade de algo, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas;

Aplicação Pessoal

·       A atual geração de cristãos não conhecem, não obedecem e não praticam os mandamentos do principal livro dos cristãos, a Bíblia;
·       A maioria dos cristãos atuais desconhece o Cristo a quem se dizem seguidores;
·       Nossa geração de cristãos quer viver nos milagres de Deus, mas não quer ter compromisso com o próprio Deus (cristãos não praticantes);
·       Abraão tinha duas opções: obedecer e viver no sobrenatural de Deus, ou não acreditar e morrer sonhando com um milagre.

2. A FÉ ESTÁ LIGADA A CRER QUE DEUS FARÁ O IMPOSSÍVEL
“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe (17.1), Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.” (17.5-6)

·   Abraão era obediente à palavra de Deus, mas sua fé ainda não havia sido correspondida;
·   Parece que Deus estava distante, que o milagre não aconteceria na vida de Abraão e Sara;
·   Abrão tinha fé, mas era homem, e em alguns momentos parece que sua fé sucumbiria a ausência do milagre. “veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?” (15.1-2)
·   Quanto mais o tempo passava, o milagre parecia mais distante (idade, ovulação, sexo...)
·   Deus estabelece mais um sinal de fé: a circuncisão. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações” (17.11-12) Abrão Obedece mais uma vez!
·   Desde que Deus havia feito a promessa, se passaram 25 anos de espera; “Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho” (21.5);
·   Mesmo diante de todas as impossibilidades Abraão creu. “Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre (18.1); Disse: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres (18.10-11) Sara disse consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?” (18.12)
·   Impossibilidades: Sara era estéril, O casal já não tinha relação sexual, Sara não ovulava mais, o casal era avançado em idade.

Aplicação Pessoal

·   A fé está diretamente relacionada a coisas impossíveis;
·   “Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?” (18.14)
·   A fé não é lógica, não é uma ciência exata. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11.1)
·   Fé é acreditar no inacreditável e essa fé te levar a agir não pela razão, mas por convicções que vão além do palpável.

3. A FÉ ESTÁ LIGADA A IR ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS
“pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.” (22.1-2)

·   Abraão e Sara haviam realizado um sonho antigo: ter um filho;
·   Agora tem Isaque (filho da promessa) que já entrava na juventude;
·   Abraão foi fiel, obedeceu e teve fé mesmo diante de todas as impossibilidades;
·   Crer em Deus quando tudo vai bem é fácil, difícil é ter fé na adversidade;
·   O que Abraão esperava de Deus ele já havia conseguido, seu filho Isaque;
·   A questão é: Abraão continuará fiel mesmo quando tiver seus desejos correspondidos?
·   Deus decide colocar a fé de Abraão a prova, continuaria ele sendo fiel?
·   Até que ponto Abraão estaria pronto para obedecer a voz de Deus quando tudo estava indo bem
Deus pede um sacrifício de Isaque. “Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.“ (22.2)
·   Abraão e Sara já estavam acostumados com seu filho. Segundo Jonathan ben Uziel (Targun a Leste – Babilônia) Isaque já estava com 36 anos de idade;
·   Abraão sai no dia seguinte ao Monte Moriá (Javé Provê);
·   Abraão aprendeu a crer sempre diante das impossibilidades. “Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.“ (22.5)
·   A fé de Abraão não estava baseada nas possibilidades, ele sabia que para o Deus da Bíblia o impossível era fácil. “Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.” (22.7-8)

Conclusão
·  Santos Dumont só conseguiu voar porque acreditou que era possível inventar algo totalmente novo;
·  Para que a fé de Abraão fosse prática ele precisava ser “obediente” a Palavra de Deus;
·  Ter fé em Deus é acreditar que Ele poderá fazer o impossível;
·  Ter fé que agrada a Deus é acreditar no inacreditável;
·  Como está sua fé? Sua fé é praticada ou é apenas uma fé
·  Você pode viver no sobrenatural e Deus, mas isso vai exigir mais do que simplesmente “acreditar”;
·  Você poderá fazer o que ninguém jamais fez, Deus tem poder para isso, não depende do que Deus poderá fazer, depende de quanto você está disposto a crer.
·  Entregue sua vida hoje mesmo a Jesus, e pela fé, viva uma vida diferente, uma vida no sobrenatural de Deus.

Por: Alexandre Pevidor