sexta-feira, 2 de maio de 2014

A FÉ E MEU RELACIONAMENTO COM O PRÓXIMO

TEMPORADA: FÉ
“A fé e meu relacionamento com o Próximo”

Texto Básico: Tiago 2.8-13

Introdução

·      Você é uma pessoa de fé? Acredita em Deus? Acredita na Bíblia? Acredita no Cristo Redentor?
·      Como podemos afirmar e confirmar que uma pessoa tem fé?
·      Atualmente se fala muito de milagres, sinais, líderes religiosos cheios de poder, mas estamos vendo uma igreja cristã totalmente desprovida de fé;
·      A igreja perdeu o real sentido da fé, acreditando que fé é crer em milagres, enquanto o real sentido da fé é uma vida comprometida com o Reino de Deus.

Tema: Afirmação Teológica: A fé de um cristão não é um sentimento, mas ação e resultados práticos para a vida cristã.

Tema: A fé e o meu relacionamento com o Próximo

1. UMA VERDADEIRA FÉ CRISTÃ MOLDA NOSSOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
“Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores” (8-9)

·      Tudo o que envolve Deus e suas obras estão diretamente relacionados à Lei de Deus: lei da criação, lei do universo, lei da convivência, lei da sobrevivência; “E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mt 22.36-40);
·      Quando Deus criou o ser humano Ele deu regras para serem obedecidas, que norteariam o relacionamento humano com a natureza e consigo mesmo:
o  Lei do trabalho, lei da família, lei do universo, lei da responsabilidade, lei do respeito, lei do descanso, etc.

·      O maior desafio da fé cristã está no campo dos relacionamentos:
o  Quantos pais “tem fé”, mas não falam com os filhos;
o  Quantos filhos tem fé, mas não se relacionam bem com os pais;
o  Quantas famílias tem fé, mas vivem em guerras;
o  Quantos cristãos tem muita fé, mas não se relacionam com outras pessoas;
o  Quantos patrões cristãos tem fé, mas tratam seus funcionários com descaso;
o  Quantas igrejas são cheias de fé, mas a convivência interna entre eles é marcada por desavenças, intrigas, fofocas e falam mal entre si!

·      Conhecer a lei de Deus não é sinônimo de fé, mas de conhecimento;
·      Uma verdadeira fé tira a lei de Deus do campo da teoria e leva uma pessoa a “praticar” a lei;
·      E a lei da fé diz: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Aplicação Pessoal

·      A fé não é o centro da vida cristã, mas as obras, porque elas identificam sua verdadeira fé, ou a total ausência dela.
·      A forma como você se relaciona com as pessoas à sua volta me dirá se você tem fé ou se você é um cristão que usa uma máscara de fé, mas por trás da máscara vive um ateu.

2. UMA VERDADEIRA FÉ CRISTÃ IMPLICA NO CUMPRIMENTO DE TODA A LEI DE DEUS
“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.” (10-11)

·      A grande maioria das Leis de Deus (bíblicas) são leis que regem o:
o  Relacionamento da humanidade com Deus (trabalho, descanso, culto, idolatria)
o  Relacionamento da humanidade consigo mesma (monogamia, sexo, filhos, roubo, inveja, marido/esposa, assassinato)

·      Você pode ter uma fé muito grande diante de Deus, mas se falhar no relacionamento com o próximo você transgride todas as outras leis;
·      A severidade da culpabilidade na falha de somente um dos princípios da Lei de Deus, está relacionada ao fato de que Deus não admite a prática somente de “parte” da sua lei, mas sua integralidade; (receita de bolo: apenas um ingrediente errado compromete todo o bolo)
·      Deus não nos deu a liberdade de “obedecermos’ somente os princípios que gostamos ou queremos;
·      O resumo de todas as Leis de Deus é “amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
·      Se você for exímio praticante de “todas as leis de Deus”, mas fracassa no relacionamento com seu próximo você transgride a principal lei, a lei do amor.
·      Deus é amor e exige que você se relacione com Ele e com seu próximo baseado na lei do Amor.

     Aplicação Pessoal
·      Você até pode conhecer todas as leis bíblicas, mas você deve cumprir eficazmente “todas” elas;
·      Todas as leis de Deus estão diretamente ligadas ao seu relacionamento com Deus e com seu próximo; “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4.20)

3. UMA VERDADEIRA FÉ CRISTÃ É PRÁTICA E NÃO TEÓRICA
“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo” (12-13)

·      Há muitos que se dizem cristãos mas não cumprem os mandamentos de Cristo;
·     Cristãos que falam muito e vivem pouco;
·     Cristãos que suas palavras não condizem com sua vida. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, (upokrithv: intérprete, ator, artista, dissimulador, impostor) porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo! (Mt 23.14);
·       “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei”. Uma verdadeira fé cristã deve te levar a agir com seu próximo “como Jesus Cristo agiria em seu lugar”; “Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Mc 7.6);
·      Se seu relacionamento com seu próximo envolve um comportamento “sem misericórdia” essa será a medida com que Deus julgará você. “Porque o juízo é sem(anilewv: impiedoso) misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia” (13);
·      A condição para sua fé ser operante no Juízo de Deus é o seu uso pleno de misericórdia com o seu próximo.

     Aplicação Pessoal
·      Uma fé cristã genuína norteará todos os seus relacionamentos: Deus e seu próximo;
·      Me diga como é seu relacionamento em casa, na igreja, na sociedade, interpessoal, que eu te direi se você tem fé ou se você é somente mais um hipócrita no Reino de Deus;
·      Uma fé genuína em Deus se expressa diretamente em seu relacionamento com Deus e com seu próximo.

Alexandre Pevidor