segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DINHEIRO: Quando o dinheiro é bênção?


Melhor é um bocado seco e tranquilidade do que a casa farta de carnes e contendas”. (Provérbios 17.1)

A Bíblia fala abertamente sobre dinheiro, bens, finanças e tudo o que cerca nossa vida financeira de forma bem clara e aberta. Gênesis 2:15 “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2.15) e “No suor do rosto comerás o teu pão” (Gn 3.19). A humanidade foi criada com um propósito de trabalhar e conquistar seus sonhos por meio de suas mãos e braços. Na Bíblia encontramos diversos personagens que eram fieis a Deus e uns eram ricos como: Abraão, Ló, Jacó, Daniel e Moisés; e outros pobres como Elias, Pedro, João, José e o próprio Jesus. Na Bíblia também vemos os perigos da ganância pelo dinheiro, e que é possível ser um rico sob a graça e a bênção divina. Como podemos então, identificar quando o dinheiro é bênção ou maldição?

Quando o Dinheiro é Bênção na vida de uma pessoa?

1. Quando adquirido como fruto do trabalho honesto (I Ts 4:11-12; Pv. 16:11). O trabalho não é uma maldição, mas uma benção divina, que é essencial para desenvolver sua fé e sua fidelidade aos princípios cristãos de valores. “pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens” (2Co 8.21). A honestidade deve fazer parte do seu caráter, e partindo de seu caráter, esta honestidade ser o guia em todas as suas atividades. Quando você adquire seus bens e riqueza honestamente então você vai aplicar esta riqueza honestamente também, e ser honesto é glorificar a Deus, e isso é bênção.

2. Quando é entendido como dádiva divina (I Cr. 29:12; I Tm. 6:17). Deus é a fonte de todas as bênçãos. Quando você entende que tudo o que você tem vem de Deus, é Deus que te dá, então você jamais abandonará a Deus por causa dos seus bens. Certa vez uma senhora da igreja nos pediu que a ajudasse em oração porque gostariam muito de comprar um carro para irem à igreja. Algumas semanas depois compraram um carro novo, mas não votaram mais à igreja. Em uma visita, quando questionados pela ausência nos cultos de adoração ela nos disse que, desde compraram o carro saiam para pescar nos finais de semana e nunca chegavam a tempo de irem para a igreja. Neste caso o bem deixou de ser bênção.

3. Quando você domina o dinheiro e não o contrário. Quando você é um bom administrador então tem de Deus sabedoria para investir bem aquilo que Deus te deu.”tudo vem de Deus”(1 Co 11.12) Entenda que tudo o que você é e o que tem vem de Deus e Ele exige que você use os recursos que Ele te deu para o bem, assim o dinheiro sempre será bênção na sua vida. Alguns conselhos para que o dinheiro seja bênção na sua vida são: a) Use para o reino de Deus. “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”(Pv. 3:9-10). b) Use para a sua família. “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1Tm. 5:8). O dinheiro deve ser usado para suprir as necessidades da nossa família. c) Para os necessitados. “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” (Pv. 11:24-25).

Tudo o que Deus fez é bom. O dinheiro e os bens devem ser bênção na sua vida. Busque em Deus sabedoria para ser um bom administrador de tudo o que Ele te permite ter neste mundo para que suas finanças sejam uma grande bênção na sua vida.

Alexandre Pevidor

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

AMAR POR MEIO DE PALAVRAS

Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte. Provérbios 18:20-21

Existem duas maneiras de expressar amor: palavras e ações. Hoje vamos nos concentrar nas palavras. Lemos em Coríntios 8:1 que “o amor edifica”. Portanto, se quero amar, usarei palavras que edifiquem meu cônjuge, meus filhos, meus amigos. “Você ficou bem com essa roupa”. “Obrigado por levar o lixo para fora”. “Adorei a refeição”. “Obrigado por seu esforço”. “ Fiquei feliz por você ter levado o cachorro para passear, foi uma grande ajuda”. Todas essas expressões manifestam amor.

Lemos em Provérbios 18:21 que “o que você diz pode salvar ou destruir uma vida”. As palavras são poderosas. Você pode esmagar o espírito de uma pessoa com palavras negativas, aquelas que depreciam, desrespeitam ou desconcertam. Você pode dar vida a uma pessoa por meio de palavras positivas, aquelas que incentivam, afirmam ou fortalecem. Conversei certa vez com uma mulher que reclamava porque não conseguia pensar em nada positivo para dizer sobre seu marido.
- Ele toma banho? – perguntei.
- Sim – respondeu ela.
- Então começaria por aí – disse eu. – Há homens que não fazem isso.

Jamais encontrei uma pessoa sobre a qual não se pudesse achar alguma coisa boa para dizer. Quando você o faz, algo dentro da pessoa quer ser melhor. Diga hoje a seu cônjuge, a seus filhos ou amigos alguma coisa agradável e que dê vida e veja o que acontece.

Pr Alexandre Pevidor

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

BUSCANDO O REINO DE DEUS


Na vida estamos sempre sendo desafiados pelas circunstancias. Desde que nascemos somos desafiados a estabelecermos prioridades, sem elas, não vencemos, não sorrimos, sem prioridades não conquistamos. O que é mais importante na sua vida: dinheiro? Bens? Sua família? sua vida?Deus?

Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Salmos 27:4

Nossa geração está desaprendendo a priorizar o que realmente é importante. O que é mais importante: uma balada, u um trabalho? Você poderia me dizer que é seu trabalho, mas eu já vi diversas pessoas abandonarem  trabalho para passarem um dia a mais na balada. Você poderia dizer que é sua família, mas já vi um corintiano deixar de ir para a disney com os filhos para ir ao Japão, szinho, torcer para o Coríntians. Você poderia me dizer que Deus é mais importante na sua vida, mas vejo uma geração de pessoas que separam tempo para o trabalho, para o lazer, para tudo, menos para Deus. Não oram, não lêem a Bíblia, não participam efetivamente dos cultos de adoração na igreja.

Prioridade é algo que acreditamos ser importante. Quando fazemos uma lista de prioridades, estamos destacando as coisas que acreditamos ser de grande valor na vida.
A maioria dos cristãos concordaria que a prioridade número um é o nosso relacionamento e comunhão com Deus. Nada é mais importante. De fato, o relacionamento com Deus influencia o restante de nossas prioridades. Se Deus é o autor da vida, então nada é mais importante do que conhecê-lo. Se Deus falou, nada é mais significativo do que ouvir sua voz. Se Deus me ama, nada pode trazer maior alegria do que responder a esse amor. Em Salmos 27:4, o salmista declara seu maior desejo: buscar a face de Deus e estar em sua presença. Jesus disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6:33).

Você pode dizer honestamente que buscar o reino de Deus é sua maior prioridade? Se pode, então isso terá um impacto profundo sobre a maneira de abordar seu cônjuge, seus filhos, seu colega de trabalho. Seguir as orientações de Deus para o casamento, para a família, assim como para as outras áreas da vida, será seu desejo mais profundo.

Deus é a essência de tudo na vida. Ele criou você, Ele te abençoa, te sustenta, te mantém a vida, te protege, Ele se importa muito com você, então, viver sem tempo para Deus e viver perdendo tempo, PIS todos os seus sonhos, sua própria vida, e toda a sua história somente poderá ter sucesso se Deus estiver na frente, e Deus somente estará na sua dianteira, priorizando as bênçãos na sua vida e em tudo que te cerca quando você colocar Deus no centro da sua própria vida. É uma questão de prioridade.

Pr Alexandre Pevidor