quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

EXPRESSANDO SENTIMENTOS


Eu cresci em um lar onde não via meu pai chorar. Cresci aprendendo que “homem não chora”. Certa vez, quando eu morava na fazenda com meu pai, meus tios chegaram trazendo a triste notícia que meu avô havia falecido. Neste momento olhei atentamente para os olhos de meu pai e ouvi ele dizer: Não posso fazer mais nada para o papai, e também não vou na cidade, eu teria que o ver em vida,a gora que faleceu não adianta mais ir até lá, e ele não chorou. Eu desci a ribanceira e às margens do riacho chovei por mim e por meu pai. Passei a me perguntar por que homem não chora? Porque as pessoas gostam de esconderem seus sentimentos?

Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. Tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar.
Eclesiastes 3:1,4

Algumas pessoas se perguntam por que haveriam de compartilhar seus sentimentos com o outras pessoas, especialmente com sua própria família. A verdade é que, se você não compartilhá-los abertamente, muito provavelmente seus sentimentos se mostrarão, de um modo ou de outro, por meio de seu comportamento. Contudo, a pessoa a quem você ama não terá a mínima idéia da razão pela qual você está se comportando daquele modo. É nesse momento que você ouve a famosa pergunta: Há algo errado? Sua família sabe que alguma coisa está errada, mas não sabe o quê.
           
As emoções são uma parte natural da vida. O rei Salomão escreveu em Eclesiastes que há um tempo para tudo, incluindo alegria e tristeza, pranto e festa. Todos os sentimentos tem seu lugar em nossa vida, e muitos deles dizem muito sobre nós. A maioria de nossos sentimentos  está ligada a alguma experiência que tivemos no passado ou a algo que estamos sofrendo agora. Da próxima vez que se sentir desapontado, pergunte a si mesmo: “O que provocou meu desapontamento?” então tente compartilhar seja o que for com seu cônjuge.

Revelar sentimentos permite que sua família saiba o que está se passando dentro de você – o que você está sentindo e por quê. Você pode dizer, por exemplo: “Estou irritado comigo mesmo porque cheguei em casa tarde na noite passada e perdemos nossa caminhada no parque”. Tal declaração pode incentivar seu cônjuge a dizer: “Também estou desapontada. Talvez possamos caminhar na noite de quinta-feira”. Revelar seus sentimentos cria uma atmosfera de intimidade e confiança.

Deus te abençoe

Pr Alexandre Pevidor

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A CONFIANÇA


Ontem falamos sobre a Espera. Hoje quero falar sobre algo que não é tão simples de fazer, um assunto que tão difícil quanto a Espera é a Confiança. Vivemos em um mundo dominado pela falsidade, pelo egoísmo e por muita maldade, assim, estamos desaprendendo a ter Confiança.

Porque é tão difícil ter confiança? Porque em muitos casos a esposa não confia mais no marido, as pessoas não confiam mais nos políticos, e nossa geração vive um relacionamento de total desconfiança? Talvez você tenha todos os motivos bem fundamentados para ser desconfiado de uma pessoa e eu não posso negar isso, mas é claro também que a desconfiança pode fazer de você uma pessoa totalmente negativa, desapegada de valores que te levam ao sucesso, a uma vida feliz.

A Bíblia fala de um homem que passou três anos ao lado de Jesus. Em João 20.24 lemos que Tomé, mesmo convivendo por três anos ao lado de Jesus não confiava nEle, e quando Jesus se afastou por três dias, após sua morte e antes de sua ressurreição, Tomé se desviou, abandonou os outros discípulos, e seguiu sua vida como se Jesus Cristo nunca tivesse feito parte de sua vida. A desconfiança teve sérias conseqüências na vida de Tomé; se tornou um homem frio, incrédulo, desprovido das bênção de Deus, e não sabemos mais nada da vida dele na história cristã.

Se você tem razões para desconfiar das pessoas eu não posso duvidar. Todavia há alguém que jamais te decepciona, e você não pode deixar que a desconfiança abale seu relacionamento com Ele, Jesus Cristo. O amor de Deus por nós é tão grande, tão intenso eu, mesmo a gente sendo tão falho, pecador e desobediente Deus nos ama e se importa conosco. Independente de você não dar a mínima para Deus, ele sempre é otimista com você, Ele confia que um dia você vai olhar para Ele, e Ele,  do seu santo céu vai te abençoar e te trazer para bem juntinho da Sua família.

Não seja como Tomé, pessimista e desconfiado. Não deixe que a semente da desconfiança faça de você uma pessoa fria, calculista e infeliz. Peça a Deus para te fazer uma pessoa cheia de confiança, e mesmo que a situação da vida, ou suas experiências do passado proponha desconfiança. Seja otimista, seja confiante. Descubra a confiança.

em Deus ponho a minha confiança e nada temerei” (Salmos 56:11) 

Deus te abençoe,

Pr Alexandre Pevidor

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O DESÂNIMO


Hoje eu quero falar de algo que tem afetado muitas pessoas, ricos e pobres, velhos e jovens, religiosos e ateus, hoje eu quero falar sobre o desânimo. Porque eu quero falar sobre este assunto? Porque talvez você seja uma pessoa que já perdeu ou está perdendo a capacidade acreditar, de lutar, de vencer.
  
Eu não sei precisar o porque de termos o fantasma do desânimo nos rondando hoje muito mais do que na época de nossos avós. Antigamente as pessoas tinham tão pouco e pareciam mais alegres, mais felizes. Lembro-me de quando era criança, não existia celular, tablet, computador, cd, TV a cores, DVD, mas éramos felizes, acreditávamos mais, sonhávamos. Hoje vemos a geração do bluray, do Ifone, da informática e da TV de led 3D, mas também vemos uma geração sem fé, perdendo a cada dia a capacidade de lutar, de sonhar e de acreditar.

Comecei a pensar nisso quando acompanhei a família de uma garotinha de doze anos que deu um tiro na própria cabeça, em Pato Branco/PR, depois de lutar com toda a equipe de enfermeiros do Hospital Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba/PR, para salvar uma garotinha de 16 anos que havia ingerido veneno, para tirar a própria vida. Então eu comece a perguntar a Deus o porque de nossa geração estar perdendo a fé em Deus, desanimando da própria vida, desistindo da sua família e deixando de sonhar... cheguei a conclusão, que a grande diferença entre a geração de minha infância e nossa atual geração é que antes nós estávamos satisfeitos com o que tínhamos, e que a vida era ta difícil, mas éramos felizes. Lembro-me de quando criança eu ia carpir quintal para ter uns trocados, que minha mão fazia “laranjinha” para eu vender na porta da escola, na hora do recreio. Lembro-me de minha mão me pedir para ir ao mercadinho comprar “pão dormido” para nosso lanche da tarde, tudo era tão difícil, mas nós éramos felizes e sonhávamos. Lembro-me de como eu almejava tomar leite com Nescau, comer pão com requeijão e não podia, mas éramos tão felizes.

Engraçado estas lembranças...na noite de natal de 1976 fiquei muito magoado com “papai Noel” porque eu queria tanto um trem movido a pilha, mas ele só pode me dar um carrinho simples, mas no mesmo dia a mágoa passou e fui brincar de pique esconde, de queimada, de soltar pipa...éramos felizes e sonhávamos. Olho hoje para uma geração que tem tudo, mas que vive tomada pelo desânimo. Às vezes olho para o quanto somos fracos, e procuro entender o desânimo. O grande profeta Elias, depois de ser perseguido pela terrível rainha Jezabel, entrou em uma caverna e disse para Deus que ele estava desanimado de tudo, do ministério, de Israel, da vida. Deus o ouviu, entendeu e depois disse a Elias palavras de conforto e de ânimo.

Se você está desanimado, por qualquer motivo que seja, acredite que Deus está perto para te apoiar e te fortalecer. Não desanime, não deixe que este mal te consuma e te faça desistir de tudo o que você já conquistou até agora. Sabe que uma das coisas que mais me dão forças para continuar lutando, é ver cada pessoa que vai à igreja no domingo. Você não sabe o quanto me dá ânimo ver cada um de vocês que estão na igreja para cantar ao SENHOR e para ouvir a minha mensagem, ver você na igreja me dá força, e eu peço a Deus todos os dias que Ele me faça bênção na sua vida, na vida de sua família e na nossa cidade.

Rejeite o desânimo, mesmo que tudo pareça distante lute, acredite e você vencerá.

Pr Alexandre Pevidor

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DINHEIRO, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?


Um dos grandes problemas da atualidade na vida cotidiana das famílias é a administração financeira. Sua família tem problemas com endividamento, com contas atrasadas e com necessidades financeiras?

A Bíblia diz que “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (1Tm 1:10). Por que será que nenhuma sociedade escapa dos grandes males criados pelo sucesso?  A pessoa escravizada pela preocupação com o dinheiro que acaba caindo em redes de dívidas e quanto mais tenta sair mais se vê enrolada em, endividamentos e pressões. Não podemos desconsiderar que o dinheiro é bom, mas a forma como você encara as compras, e a falta de domínio em administrar o seu dinheiro pode transformá-lo em algo ruim, em uma maldição capaz de tirar a paz, o sono e até mesmo a própria vida de uma pessoa.

Queremos entender melhor o que a Bíblia tem para nos dizer a respeito desta tão útil e perigosa ferramenta para fazer o bem como o mal.

A Bênção do Dinheiro

Quando Deus criou a humanidade, a abençoou e deu a ela o privilégio de dominar, mas sempre como mordomo do Senhor (Gn 1:28). Após a queda pelo pecado, o desejo pelo domínio cresceu e rapidamente a humanidade se esqueceu da responsabilidade de usar as coisas materiais para a glória de Deus e para o bem de todos.

Quando Jesus ensinou que é mais abençoado dar do que receber (Atos 20.35), fica sem dizer que é necessário receber primeiro para poder dar. A fonte de tudo que recebemos é Deus. Sua generosidade se manifesta todo dia em que Ele providencia as condições para produzir produtos de toda espécie para manter a vida, além de tudo que seja útil para manter a proteção e conforto. Toda atividade econômica depende do Criador que supre as condições necessárias para realizá-la.

Com o pecado dominando a humanidade, as pessoas se tornaram cada vbez mais egoístas e avarentas, e passaram a pensar somente em si mesmo, e assim, passamos a viver em uma sociedade onde as pessoas ignoram completamente as necessidades do seu próximo para sustentar seus desejos pessoais.
Quando o dinheiro é bênção:
1)     Quando ele não te afasta de Deus.
Muitas pessoas pela ganância e pela busca do sucesso financeiro se esquecem de Deus, não separam tempo para orar, freqüentar a igreja, para crescer espiritualmente. Ou, por não conhecerem a Bíblia, ignoram o mandamento do “dízimo” e roubam de Deus a décima parte daquilo que Deus lhe deu naquele mês (Malaquias 3.8  Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.)
2)     Quando ele não te afasta da sua família.
A família é um bem que dinheiro não compra; e o dinheiro tem sido fonte de muitas tragédias nas famílias hoje em dia. Já assisti diversas notícias de filhos que matam os pais por causa da herança, de conflitos familiares por cauda de herança, de divórcios por causa de dinheiro demais ou dinheiro de menos. O dinheiro deve ser usado para promover a felicidade no lar, jamais conflitos.
3)     Quando ele não destrói você mesmo
Por incrível que pareça, o dinheiro tem sido um caminho para a destruição de muitas pessoas. Não é incomum as pessoas usarem seu dinheiro para se drogarem, prostituirem, para comprar carros velozes e causar acidentes mortais, etc. se você é uma pessoa tendenciosa a autodestruição, então deve evitar cuidar de seu próprio dinheiro. Sua vida não tem valor financeiro, se a perder, o dinheiro não a trará de volta.

Jesus confrontou o jovem rico com a surpreendente declaração que somente vendendo tudo que tinha e dando o resultado aos pobres, teria o privilégio de ser Seu discípulo e ganhar a vida eterna (Mc 10.21). A benção seria rejeitar o amor ao dinheiro e em seu lugar alcançar um amor real pelo próximo. O sacrifício material no tempo presente garantiria a benção maior no futuro – “terás tesouro no céu”. 

Pr  Alexandre Pevidor