quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

IGREJA OU CONTO DE FADAS?



Ando muito preocupado nos últimos anos, especialmente de dois anos pra cá.
Minha infância foi regrada a grandes histórias de fé de meu bisavô Quirino Gomes, que enquanto serrava madeira em sua marcenaria, meditava nos textos que lia entre os intervalos, e isto é tão verdade que a Bíblia que herdei dele ainda tem entre uma folha e outra pó de madeira depositada. Meu avô Eduardo foi-me outro exemplo de honestidade e fidelidade ao SENHOR da Seara. Meu pai abandonou sua profissão de Arquitetura e sua empresa do ramo madeireiro para sem embrenhar na selva amazônica e pregar ao povo que ali habitava, iniciando seu ministério por Nova Monte Verde/MT. Toda esta breve história contei para relembrar o quanto o Evangelho era respeitado, amado e reverenciado pelos meus antepassados.

A história nos relata nomes de homens que deram suas vidas pela propagação do Evangelho, e para a salvação de vidas, tais como: Hudson Taylor, George Whitefield, Willian Carey, Adoniran Judson
, Ashbel Green Simonton, dentre centenas de outros.

Diante de brilhantes histórias de homens e mulheres que influenciaram toda sua geração com o Santo Evangelho da salvação, fico pensando o que eles diriam sobre a situação da igreja nos rumos que tem trilhado. É com muita tristeza e angústia que assisto dezenas de pregadores na TV mercandejando a palavra da salvação, transformando-a em uma vil lâmpada de gênio capaz de realizar os desejos do coração humano.

Há alguns meses, foi à Brasília como palestrante em uma Conferência Missionária, realizada na Igreja Presbiteriana do Guará. Quando voltei para o hotel, depois de um grandioso dia de conferência, liguei a tv e vi uma bispa mercandejando o texto de Romanos 8.37: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Tamanha foi a ênfase nas palavras “em todas as coisas” que por mais de quinze minutos ela repetiu esta expressão. A cada dia vemos surgir pregadores que apresentam um Show de Fé baseado em testemunhos, relatos e demonstrações de “poder”. A surgência destas igrejas “evangélicas” gerou uma disputa baseada também em títulos, onde ser pastor não mais é sinônimo de cuidado com “rebanho”, mas início de carreira para quem quer se tornar bispo, apóstolo, e quem sabe...”Jesus”. A cada dia vemos novas igrejas e seus milagreiros surgindo pelo Brasil a fora. Enganam a todos, incautos e inteligentes, braçais e graduados, famosos e desconhecidos, e sabem porque? É simples: todos querem se ver livres de seus problemas, e os tais bispos e apóstolos oferecem a recompensa a quem contribui com seu carne, com seu programa, com sua ânsia por poder, glória e riqueza.

Eu não tenho poder, não tenho programa de tv, mas tenho uma preocupação que acho que não afeta a estes poderosos: será que estamos vivendo os tempos do cumprimento da profecia relatada em Mateus 24.24: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” (Mateus 7.15, 24.11,24, Marcos 13.22, Lucas 6.26, 1João 4.1,4). Sobre estes jaz uma promessa terrível em 2Pedro 2.1: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”

Uma vez um jovem senhor me disse que meu sonho de uma grande igreja não se realizaria porque, segundo ele: “o senhor prega a verdade, e as pessoas não querem ouvir a verdade”. Estranho esta palavra, mas acreditei que ele teria razão pois esta fala me fez relembrar do texto de 2Timóteo 4.3-4: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” Então pensei: melhor morrer desconhecido e com uma pequena igreja que passar a eternidade no lago de fogo e enxofre, isso me serviu de consolo.

Às penso que a verdade tem seus dias contado, pois a política é mentirosa, as notícias manipuladas, e as igrejas, bem, se tratando de muitas um conto de fadas, com seus duendes, lobo mal, e põe mal nisso, chapeuzinho vermelho e maçãs da salvação; em se tratando de igrejas sérias, modelo bíblico de seguimento, fiéis, mas contudo, omissas. Houve um homem de Deus, não era apóstolo nem bispo, mas conhecido apenas como o pregador Jerônimo Savonarola que não se calava diante das atrocidades vividas pela sua sociedade e pela corrupção da igreja, e assim diz-se sobre seu ministério: “...O pregador, Jerônimo Savonarola, abrasado com o fogo do Espírito Santo e sentindo a imi­nência do julgamento de Deus, trovejava contra o vício, o crime e a corrupção desenfreada na própria igreja. O povo abandonou a leitura das publicações torpes e mundanas, para ler os sermões do ardente pregador: deixou os cânticos das ruas, para cantar os hinos de Deus. Em Florença, as crianças fizeram procissões, coletando as máscaras carna­valescas, os livros obscenos e todos os objetos supérfluos que serviam à vaidade. Com isso formaram em praça pública uma pirâmide de vinte metros de altura e atea­ram-lhe fogo. Enquanto o monte ardia, o povo cantava hi­nos e os sinos da cidade dobravam em sinal de vitória.” Acredito que hoje Savonarola seria queimado junto com os livros e máscaras carnavalescas, não pelos carnavalescos, mas por uma sociedade e por igrejas que não aceitam o Evangelho da salvação puro, santo, simples e salvador como a Bíblia o apresenta.

Que igreja é esta que surge a cada dia? Que silêncio das autoridades eclesiásticas e políticas é este? Teriam todos medo de tocarem no assunto, ou medo dos apóstolos e bispos surgentes e poderosos? Será que poderemos ser uma igreja fiel à pregação Bíblica, pura ao anúncio do Evangelho da salvação, sem promessas baratas, fúteis e momentâneas? Ainda há esperança de sermos uma igreja que “pensa”? Não manipulável, mas baseada na Palavra? Espero sua resposta a que tipo de igreja estás disposto a ser.


por Alexandre Pevidor

domingo, 22 de fevereiro de 2009

PG - CRISTO, NOSSA RECONCILIAÇÃO


Texto:No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29)
Introdução:
· O surgimento e a prática do carnaval;
· O ser humano optou da livre escolha para o pecado (Gn 3);
· Todos os descendentes de Adão são por natureza pecadores. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5.12);
· Deus estabeleceu um plano de justiça para a reconciliação da humanidade (Gn 3.15).

Tema: Cristo, a nossa Reconciliação
Frase de Transição: Aspectos da reconciliação

1) CRISTO É O CORDEIRO DE DEUS
Eis o Cordeiro de Deus”.(v 29a)
· Sua obra sacrificial na terra requer Sua interseção no céu;
· Louis Berkhof: “A doutrina da expiação é o coração do evangelho”.
· O Cordeiro era necessário ser de Deus (Gn 3.15) – indicativo de enviado por Deus: autoridade (Lc 3.22);
· O único redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem, e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa, para sempre. (1Tm 2.5; Jo 1.14; Rm 9.5; Cl 2.9; Hb 13.8) [BC 21]
· A interseção de Cristo se realiza em seu ofício Sacerdotal (Ele é o próprio sacrifício e intercessor);
· Não poderia ser qualquer um, mas um cordeiro sem defeito (1Pe 1.18-19);
· Todos os sacrifícios do AT eram símbolos do perfeito sacrifício de Jesus Cristo na cruz;
· No AT o cordeiro era um sonho, no NT se torna realidade;
Conclusão
· Para muitas pessoas ainda hoje o Cordeiro de Deus é um sonho distante!
· Precisamos anunciar ao mundo que o Cordeiro de Deus está entre nós para salvar e libertar.

2) CRISTO É O CORDEIRO EXPIATÓRIO DE DEUS

Cordeiro que tira os pecados do mundo” (v 8)
· A parte central da obra sacerdotal de Cristo está na expiação (i.e. Cumprir a pena do outro);
· A morte de Cristo é um exemplo singular do amor de Deus;
· “A causa motora da expiação se acha no beneplácito de Deus, em Sua vontade de salvar os pecadores mediante uma expiação substitutiva” (Luis Berkhof) [Jo 3.16];
· Enquanto no AT a expiação era por um cordeiro animal, no NT ela é perfeita pelo Filho de Deus;
· O véu era a cortina que, no tabernáculo e no Templo, separava o Santo Lugar do Santíssimo Lugar (Êx 26.33; Mt 27.51); Jesus Cristo removeu o véu e nos aproximou de Deus; “tira os pecados do mundo”.
· O sangue de Jesus interpõe entre o pecador e Deus, afastando do pecador a ira de Deus; (Rm 5.11, 11.15, 2Co 5.18-19)
· Os sofrimentos de Cristo foram substitutivos do Cordeiro de Deus pelos pecados do mundo;

Conclusão:
· A expiação do pecador é requisito primário para a aproximação de Deus;
· A expiação do pecador é requisito primário para a sua salvação;
· O Brasil é um mundo cheio de pecador e pecadores que necessita conhecer a obra expiatória de Cristo.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CRENTES DECEPCIONADOS


O pastor Paulo Romeiro, da Igreja Cristã da Trindade, em São Paulo, identifica um novo tipo de cristão evangélico que, juntos, são os peregrinos da religião e constituem o movimento dos sem-igreja. Esse novo tipo de crente é o decepcionado.

"Trata-se de uma pessoa atraída à igreja com a promessa de ficar rica, ser curada e resolver todos os seus problemas. No entanto, depois de algum tempo, ela vê aquelas esperanças frustradas", definiu Romeiro em entrevista para o repórter Carlos Fernandes, da revista Eclésia.Ao decepcionar-se numa igreja, o crente vai em busca de outra. Nas grandes cidades, detecta Romeiro, há um contingente significativo de evangélicos que circulam, constantemente, de igreja em igreja, constituindo o fenômeno que os sociólogos chamam de "trânsito religioso".
A tese de Romeiro está descrita em trabalho de doutorado em teologia. A tese foi transformada em livro e deverá ser lançado em breve sob o título "Decepcionados com a graça - Esperanças e frustrações no Brasil neopentecostal", pela editora Mundo Cristão. O "nômade da fé", descreveu Romeiro na entrevista à Eclésia, busca respostas imediatas aos problemas, "uma vez que vivemos na era da velocidade. Se as respostas não chegam rápido, o sujeito procura uma nova igreja".

E o que essas pessoas que são atraídas às igrejas neopentecostais buscam? Que fiquem ricas, sejam curadas de todo tipo de doença e que todos os seus problemas sejam resolvidos, desde a falta de dinheiro até a falta de emprego. Essas são promessas da teologia da prosperidade, que propõe banir a pobreza, a doença.

O problema não está na prosperidade, mas na teologia, assinalou Romeiro. Para a teologia da prosperidade, o crente "deve morar em mansão, ter carrões, muito dinheiro e nunca ficar doente. Quando isso não acontece, é porque ele está sem fé, em pecado ou debaixo do poder de Satanás", explicou o pastor da Igreja da Trindade.Romeiro mudou a lógica no argumento: "Ora, se formos avaliar a vida espiritual de uma pessoa pela casa onde mora ou pelo saldo bancário, temos que concluir que muitos jogadores de futebol e artistas têm uma comunhão com Deus fora do comum. E isso não é verdade".

Hoje em dia, analisou o pastor, as pessoas na igreja funcionam na base da emoção, e não pela reflexão. A teologia da prosperidade e todo esse clima de emoção têm forte apoio na mídia, um instrumento que as igrejas neopentecostais sabem trabalhar muito bem."Creio que o fator principal que garante a sobrevivência do movimento neopentecostal é o seu investimento pesado na mídia e o seu sucesso em colocar a igreja no mercado e as políticas do mercado na igreja", avaliou Romeiro na entrevista à Eclésia.

Isso ainda vai durar algum tempo, representando crescimento dos principais grupos neopentecostais no Brasil. Mas não têm mais o mesmo ímpeto que tinha no passado.Romeiro entende que, "na medida em que os adeptos vão se decepcionando com a mensagem e a falta de ética de alguns segmentos neopentecostais, creio que haverá uma volta à Bíblia por parte de muitos. Por isso, as igrejas cristãs devem estar preparadas para receber e ajudar tais pessoas", recomendou.

Na entrevista, Romeiro também questionou o fato de mais e mais pessoas se converterem e a situação da nação brasileira ficar cada vez pior, basta analisar os casos de violência, o tráfico de drogas, que estão "fora do controle das autoridades". Que Evangelho é esse que não afeta a sociedade para melhor nem transforma pecadores em santos? - pergunta.
O neopentecostalismo, definiu, é "vigoroso na sua ação evangelizadora, na capacidade de agrupar pessoas, mas frágil na sua ação disciplinadora".


FONTE: © Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PG - ESTABELECENDO PRIORIDADES


Texto: "9 Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. 11 Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos. 13 Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. 15 Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias." (1Rs 17.9-16)

Introdução:
· Todos nós temos prioridades estabelecidas por nós ou pela sociedade: Trabalho, família, sonhos, sucesso, comida..............”Jesus”;
· O que é prioridade?Uma prioridade é algo que toma lugar de outras coisas em nossa vida.
Tema: Estabelecendo Prioridades
Frase de Transição: Para sermos bem sucedidos em nossas prioridades precisamos:

SEGUIR A LIDERANÇA DO ESPÍRITO SANTO
· Quando nós seguimos a liderança do Espírito Santo, Ele nos ajuda a organizar nossas prioridades.
· Nossa prioridade pode ser qualquer coisa que ocupe o primeiro lugar em nossos pensamentos ou em nossa agenda (como planejamos nosso tempo).
· Deus ordenou a Elias se alimentar na casa da viúva, mas Deus não avisou a ela (12);
· Mesmo sem planejar nós temos prioridades (alimentar-se a ao filho).
· Por este motivo, é muito importante que estabeleçamos as prioridades corretas. (alimentar o profeta);
· Eu acredito que uma das razões das pessoas perderem a paz não conseguindo alcançar o que desejam por perderem o foco de suas prioridades. (14)

CONHECER OS PLANOS DE DEUS
· Os planos daquela viúva era comer e morrer; “vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos” (12);
· As mesmas coisas que eram importantes pra Jesus devem ser importantes pra nós.
· Se alguma coisa tinha grande prioridade pra Ele, isso também tem que ter prioridade pra nós.
· Dedicar a Deus os primeiros momentos de nossa manhã nos ajuda a manter as prioridades durante todo o dia. Quando aprendermos a fazer isso, vamos desfrutar melhor os nossos dias.
· A obediência à voz de Deus trouxe dias de bênçãos na vida daquela família;

DEPENDER TOTALMENTE DE DEUS (14)
· Precisamos ser honestos com nós mesmos em relação ao que realmente é prioridade.
· Temos que colocar Deus em primeiro lugar em todas as áreas e se Ele não estiver em primeiro lugar, temos que fazer algumas mudanças. (Reino de Deus – Mt 6.33; Primícias e Abel – Gn 4.4; Abraão e Isaque – Gn 22.2...)
· Nosso Pai Celeste promete que quando colocamos o Senhor em primeiro lugar buscando-o para fazermos tudo da forma que Ele quer, teremos grande sucesso.
· Todas as pessoas que depositaram sua confiança no SENHOR jamais foram decepcionadas.

CONCLUSÃO
· Então, o que é importante pra Deus?
· Quais são as coisas que Ele sabe que nos ajudarão a viver uma vida de vitória?
· Busque o Senhor para que Ele te mostre quais devem ser suas prioridades.
· Peça a Ele para te ajudar a organizar suas necessidades – e então todas as coisas que são importantes pra Ele serão as mais importantes pra você!


Que Deus abençoe você.