quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PG - DEUS AMA A UNIDADE


" O grupo de crentes estava unido em seus corações e espírito...De fato, eles compartilhavam todas as coisas." At 4:32 (NCV) "Vivam em harmonia uns com os outros." Romanos 12:16a (NVI)

É muito importante perceber que o Novo Testamento dá mais atenção sobre a unidade da igreja do que sobre o céu ou inferno. Deus deseja que experimentemos unidade e harmonia uns com os outros. Unidade é o coração da comunhão. Destrua isso e você acaba com o coração do corpo de Cristo. Sem unidade não há comunhão - e sem comunhão não há igreja. A Trindade é una e Deus quer que nós sejamos unificados também. Nosso Pai Eterno, como qualquer pai, aprecia saber que seus filhos se dão bem uns com os outros. Jesus, em seus últimos momentos antes de ser preso, orou fervorosamente pela nossa unidade. E o Espírito Santo é quem nos une em amor. Nada é mais valioso para Deus que a sua igreja. Ele pagou alto preço por ela e valorizou a proteção dela. Parte de sua responsabilidade como crente é proteger a unidade no lugar onde você tem comunhão. "Faça todo esforço para conservar a unidade do Espírito através da cadeia da paz". Você precisa pensar a respeito de si mesmo como agente da unidade, comissionado por Jesus para promover e preservar a comunhão dos crentes. Aqui vão algumas idéias de como podemos fazer isso.

1. Dê importância ao que temos em comum e não em nossas diferenças
Como crentes, a Bíblia diz que compartilhamos um só Senhor, um só corpo, um propósito, um Espírito, uma esperança, uma fé, um batismo e um amor. Compartilhamos a mesma salvação, a mesma vida e o mesmo futuro – fatores muito mais importantes que quaisquer diferenças que possamos enumerar. Precisamos nos concentrar nessas coisas. "Concentremo-nos nas coisas que produzem harmonia e cresçamos juntos na comunhão". Naturalmente Deus nos fez diferentes e podemos valorizar e apreciar essas diferenças e não meramente tolerá-las. Deus deseja unidade e não uniformidade. Mas, para termos uma unidade saudável, nunca devemos permitir que as diferenças nos dividam. Precisamos estar concentrados nos propósitos comuns de Deus para nós e sua igreja. Os conflitos são geralmente sinais de que o foco mudou para coisas menos importantes, coisas que a Bíblia chama de "matérias disputáveis". "Que exista a verdadeira harmonia de modo que não haja divisões na igreja. Rogo a vocês que sejam um em mente, unidos em pensamento e propósito".

2. Seja realista em suas expectativas
Uma vez que você descobre como Deus quer que seja a verdadeira comunhão, é fácil ficar desencorajado pelo diferencial entre o ideal e o real em sua igreja. Podemos amar fervorosamente a igreja a despeito de suas imperfeições. Ficar buscando o ideal usando críticas sobre o real é imaturidade. De outro modo, estabelecer o que é real sem lutar na busca do ideal é complacência. Maturidade é viver em tensão. "Seja paciente com os outros, olhando com tolerância os erros dos outros por causa do seu amor”.Os crentes vão desapontar e entristecer você, mas isso não deve ser desculpa para não continuar em comunhão com eles. Vocês são uma família, mesmo quando não agem como família. E você não deve abandoná-los. As pessoas se tornam desiludidas com a igreja por muitas razões compreensivas. A lista pode ser bem longa: conflitos, ofensas, hipocrisia, negligência, sentir-se insignificante, legalismo, e outros pecados. Em vez de ficarmos chocados e surpresos, devemos lembrar que a igreja é constituída de pecadores, incluindo nós mesmos. Porque somos pecadores, nós nos ferimos uns aos outros, algumas vezes intencionalmente, outras não. Mas em vez de abandonarmos a igreja, devemos permanecer e trabalhar para acertarmos tudo, tanto quanto possível.
Reconciliação e não fuga, é o caminho que fortalece o caráter e aprofunda a comunhão. Abandonar a igreja ao primeiro sinal de desapontamento ou desilusão é marca de imaturidade. Deus quer ensinar algumas coisas a você e aos outros. Além disso, não existe uma igreja perfeita para onde você se transfira. Toda igreja tem suas imperfeições e fraquezas. Logo você vai ficar desapontado de novo.Groucho Marx ficou famoso quando disse que não queria pertencer a um clube que desejasse sua permanência nele. Se a igreja deve ser perfeita para satisfazer você, essa mesma perfeição é suficiente para excluí-lo, porque você não é perfeito! Dietrich Bonhoeffer, o pastor alemão que foi morto por resistir aos nazistas, escreveu um clássico sobre comunhão, Life Together. Nesse livro, ele sugere que a desilusão com a igreja local é uma coisa boa, porque destrói nossa falsa expectativa de perfeição.
Quanto mais cedo deixamos essa ilusão de que a igreja deve ser perfeita para podermos amá-la, mais rápido paramos de fingir e começamos a admitir que somos imperfeitos e precisamos da graça. Este é o começo da verdadeira comunidade. Toda a igreja deveria por um cartaz na porta dizendo: "Aqui não é lugar para pessoas perfeitas. Aqui é o lugar apenas para aqueles que admitem que são pecadores, precisam da graça e desejam crescer”.Bonhoeffer diz: "Aquele que ama o sonho da comunidade, mais do que a comunidade cristã, vai se tornar um destruidor ao final." Se não damos graça diariamente pela comunhão cristã na qual fomos colocados, mesmo quando não haja grandes experiências, ou ricas descobertas, mas muita fraqueza, pequena fé, e dificuldade; se pelo contrário, continuamos reclamando que tudo é desprezível, então impedimos que Deus atue fazendo nossa comunhão crescer.

3. Escolha encorajar em vez de criticar
É sempre mais fácil ficar de fora e atingir aqueles que estão servindo, do que estar envolvido, fazendo alguma contribuição. Deus é muito sério sobre a crítica: "Que direito você tem de criticar os servos dos outros? É somente o patrão deles quem decide se eles estão trabalhando direito..." "Por que você critica as ações de seu irmão, por que você tenta fazê-lo pequeno? Todos seremos julgados um dia, não pelos padrões dos outros, ou mesmo pelos nossos, mas pelo julgamento de Deus”. Sempre que julgo outro crente, instantaneamente quatro coisas acontecem: perco a comunhão com Deus, exponho meu orgulho e insegurança, coloco-me diante do julgamento de Deus e firo a comunhão da igreja. O espírito crítico é um vício caro. A Bíblia chama o Diabo de "acusador de nossos irmãos". É trabalho do Diabo acusar, reclamar e criticar os membros da família de Deus. Em qualquer tempo que fazemos isso, estamos fazendo o trabalho do Diabo por ele. Lembrem-se, vocês cristãos, não importa o quanto você discorde deles, eles não são os inimigos reais. Concordemos em usar toda nossa energia para estarmos de bem com os outros. Ajude os outros com palavras encorajadoras; não os oprima por apontar as suas faltas.

4. Recuse ouvir fofocas
Fofoca é passar uma informação quando você não é parte do problema nem da solução.Você sabe que espalhar fofocas é errado, mas também você não deve ouvi-las se quer proteger sua igreja. Ouvir fofocas é como aceitar uma coisa que foi roubada e isso faz de você tão culpado como quem cometeu o delito.Quando alguém começa a fofocar para você, tenha a coragem de dizer: "Por favor, pare. Eu não quero saber disso. Você já falou pessoalmente com a pessoa envolvida?" A pessoa que fofoca para você vai fofocar de você também. Não são confiáveis. Se você ouve fofoca, Deus diz que você é um criador de problemas. "Criadores de problemas ouvem criadores de problemas”. "Há alguns que dividem a igreja, pensando apenas em si mesmos”. No rebanho de Deus, as piores feridas procedem de outra ovelha, não dos lobos. Paulo adverte sobre cristãos canibais que devoram uns aos outros e destroem a comunhão. Eles devem ser evitados.Em Provérbios 20:19, lemos: "A fofoca revela segredos; portanto não se associe com o falador”.O caminho mais rápido para acabar com os conflitos da igreja é confrontar amorosamente a fofoca e destruí-la. "O fogo se apaga por falta de combustível, e as tensões desaparecem quando as fofocas acabam”.

5. Pratique o método de Deus para resolver os conflitos
Em adição aos princípios mencionados no último capítulo, Jesus deu à igreja um processo simples de três passos: "Se um irmão fere você, vá e diga a ele, trabalhe isso entre vocês dois. Se ele ouvir, você faz um amigo. Se ele não ouvir, arranje uma ou duas pessoas e assim na presença de testemunhas, de forma honesta, tente de novo. Se ainda assim, ele não ouvir, conte para a igreja”. Durante o conflito, é da natureza humana reclamar para uma terceira pessoa em vez de corajosamente falar diretamente com a pessoa envolvida no problema. Isso só piora a situação. Desse modo, você deve ir diretamente à pessoaenvolvida. A confrontação privada é sempre o primeiro passo que você deve dar e quanto mais cedo, melhor. Se você não for capaz de acertar a situação entre os dois, o próximo passo é conseguir testemunhas que confirmem o problema e ajudem na reconciliação. E se a pessoa permanecer empacada? Jesus diz para dizer a igreja e, se a pessoa ainda assim se recusar a ouvir, ela deverá ser tratada como um descrente.

6. Apóie seu pastor e líderes
Não há líderes perfeitos, mas Deus deu a eles a responsabilidade e a autoridade para manter a unidade da igreja. Durante o conflito, é sempre uma tarefa ingrata o tentar a reconciliação entre as partes que têm pontos de vistas diferentes. "Seja responsivo aos seus líderes pastorais. Ouça os conselhos deles. Eles estão alerta para as condições de suas vidas e trabalham sob a estrita supervisão de Deus. Contribua para a alegria de sua liderança, e não a perturbe. Por que você iria gostar de fazer as coisas mais difíceis para eles?" Os pastores um dia estarão diante de Deus e prestarão contas de como cuidaram de vocês. "Eles estão cuidando de vocês como homens que vão prestar contas disso”. Mas você é responsável também. Você também vai prestar contas a Deus da maneira como você tratou os seus líderes. A Bíblia dá aos pastores instruções específicas de como tratar as pessoas que contribuem para a divisão na igreja. Eles precisam evitar discussões acaloradas e gentilmente ensinar a oposição enquanto ora para que mudem, advertir aqueles que são problemáticos, rogar pela harmonia e unidade, enfrentar os que desrespeitam a liderança e remover da igreja pessoas que causam dissensões se ignoram as duas advertências iniciais. Protegemos a unidade da igreja por honrar àqueles que nos servem como líderes. Pastores e anciãos precisam de nosso encorajamento, orações, apreciação e amor. "Honrem os líderes que trabalham duro para vocês, que receberam a responsabilidade de cuidar e guiar vocês no caminho da obediência. Cubra-os com sua apreciação e amor”. Na igreja Saddleback, todos os membros assinam um convênio que inclui a promessa de proteger a unidade da igreja. Como resultado disso, a igreja nunca teve uma divisão. Desafio você a aceitar sua responsabilidade de proteger e promover a unidade de sua igreja. Coloque todo seu esforço nisso e estará agradando a Deus.

Isso nem sempre será fácil. Algumas vezes você terá de fazer o que for melhor para o Corpo e não para você mesmo, mostrando preferência para os outros. Esta é a razão porque Deus nos colocou na família da igreja - para aprender a não sermos egoístas. Na comunidade nós aprendemos a dizer "nós" em vez de "eu" e "nosso" em vez de "meu". "Não pense apenas em seu próprio bem. Pense nos outros cristãos e no que é melhor para eles”. Deus abençoa a igreja que é unida. Quando temos um grupo de 'crianças na fé' na igreja, elas procuram pela igreja-incubadeira mais quentinha que possam encontrar. Todos precisam de amor, e quando os crentes estão amando genuinamente uns aos outros, você deve fechar as portas para que não saiam."Para todos vocês, deixem que o amor guie suas vidas, pois então a igreja estará junta em perfeita harmonia”.
Por Pr Rick Warris

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ESTOU DESANIMADO COM A IGREJA


Oi,a graça.

Nem sei se você lerá esta mensagem, mas, enfim, preciso desabafar. Há anos pastoreio a igreja. Estudei muito para chegar onde cheguei, acreditando que o estudo me daria boas condições para exercer um ministério profícuo, de alto nível, e, principalmente que a igreja seria alimentada, e saciada, sempre quisesse mais de mim.

Por outro lado, estudei também porque no mundo em que vivemos, as pessoas são respeitadas pela bagagem que possui, pela instrução adquirida sob muito esforço e dedicação; porque se o mercado de trabalho está tão exigente quanto á qualificação profissional, acredito que eu preciso oferecer o melhor para Deus, não no céu, lá Ele não precisa de mim, mas aqui, na Sua igreja, onde Ele conta comigo, assim, pensei: "se serei um pastor, preciso ser o melhor".

O Seminário me ensinou muita coisa em 5 anos de Graduação em Teologia: Grego e Hebraico, Heresiologia, Homilética, Filosofia, Psicologia, Missiologia, Português, Hermeneutica...que saudade. Meus professores e professoras foram pessoas muito dedicadas no ensino, quero aqui agradece-los(as).

...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Eu amo o ministério. Pregar a palavra me é um enorme prazer. Visito as ovelhas. Amo-as. Mas nestes momentos tenho só vontade de chorar. Trabalhei todo este tempo na igreja porque acreditava que a igreja poderia crescer, que as almas poderiam ser alcançadas, e que eu poderia falar de Deus para um número maior de pessoas. O sermão é sempre meticulosamente preparado, e prego-o com tamanha altivez que me falta a voz no dia seguinte. Que bênção pregar a Palavra!

Hoje, não sou tão jovem quanto quando iniciei esta caminhada. Se pudesse, gostaria de indicar uma outra disciplina para o Seminário, uma disciplina que preparasse os futuros pastores para os fracassos ministeriais; uma matéria que dissesse aos futuros pastores que eles não seriam amados nas igrejas que fosses pastorear, porque o seu salário abocaria uma fatia da arrecadação da igreja, e esse dinheiro seria melhor se ficasse na conta bancária da igreja, rendendo o prazer de relatar aos concílios os valores aplicados nas agências bancárias. Uma matéria a mais seria interessante para esclarecer aos futuros pastores que eles serão como os técnicos de futebol, não no que diz respeito ao salário, nem aos contratos, mas quanto aos resultados, ou seja, se não produzir (sozinho) ele será descartado, pois "gente desempregada" tem muitos, e é só estalar os dedos que muitos aparecem, até para ganhar um pouco menos. Assim eles não se assustariam em ter que trabalhar sozinhos e ainda assim, serem demitidos por perderem duas seguidas.
...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Mas se ainda me permitem, gostaria de indicar somente mais uma matéria. Uma que nos deixasse como "calos" endurecidos, sem sensibilidade, quem sabe uma disciplina que nos tirasse o coração de carne, e implantasse um "chip", daqueles liga-desliga, apaga, deleta. Desta forma pastores enfartariam menos, chorariam menos, sofreriam menos, desanimariam menos.

...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Acho que a culpa é minha mesmo. Nunca meus professores disseram que eu deveria ter esperança, que eu deveria confiar na igreja, que eu seria amado e respeitado só por ser um pastor. O que é ser um pastor?! Ser pastor... é ser nada! A culpa é minha mesmo. Eu é que me iludi com aquilo que ninguém disse que aconteceria, foi somente coisa da minha cabeça, por isso estou sofrendo agora. Quem sabe chegou meu tempo. O tempo de eu entrar em minha caverna pessoal como Davi, como Elias, e esperar a morte chegar. Ela é o fim, talvez um novo começo.

Ah como eu almejo esta nova terra.

O amanhã não me pertence...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Se você está lendo estas palavra, queria te dizer, não perca seu tempo. É apenas um desabafo. Pastor não tem com quem falar mesmo, ele sofre sozinho. Às vezes não desabafa com a família para não faze-la sofrer, e não desabafa com a igreja, porque ela é a sepultura de muitos deles, assim, a gente tem medo.

Só quero entrar em minha caverna e chorar. chorar na minha velhice por acreditar tanto, por sonhar tanto, por sofrer tanto...

Essa é minha caverna, por favor, deixe-me sozinho. Como sempre estive no ministério, terminarei os meus dias...sozinho, sonhando...

...Mas, nunca estive tão desanimado com a igreja...

Desculpe, não posso escrever meu nome. Não posso demonstrar tristeza, desânimo, lágrimas. A igreja não quer homens, ela quer "super heróis", e, para eles eu sou um. Assim, não posso mostrar minha verdadeira identidade, senão eles me dispensam.

Um pastor, velho, sonhador.